Festival Literário do Sesc no AM 2018 estreia dia 10 em Itacoatiara

Música

Na próxima quarta-feira (10), será realizada a 4ª edição do Festival Literário do Sesc Amazonas, o evento acontece na Praça Central de Itacoatiara e segue até domingo (14), das 8h às 21h. A programação que tem entrada gratuita contará com espetáculos de teatro, música, dança, cinema, oficinas, palestras, contação de histórias, gincanas e curiosidades científicas.

Com o tema “Cidade – espaço de vida, palavras e poesias”, o festival retorna à Itacoatiara trazendo uma programação que contempla a formação de leitores, além da valorização do livro e da leitura. Este ano o escritor homenageado será o amazonense Aldisio Filgueiras. Nascido em Manaus, em 1947, Aldisio teve sua estreia literária em 1968, com o livro de poemas “Estado de Sítio”, que teve circulação proibida pela censura.

Porto de Lenha, um dos maiores sucessos da música regional, foi composta pelo escritor homenageado em parceria com o compositor Torrinho. Aldisio também é membro da Academia Amazonense de Letras e escreveu obras como “Malária e outras canções malignas”, “A República muda, “Manaus – as muitas cidades: 1987-1993”, “A dança dos fantasmas”, “Nova subúrbios” e o último lançamento “Cidades de Puro Nada”.

Uma grande estrutura está sendo montada para atender os visitantes do festival, parte do evento ocorrerá em uma tenda climatizada com 500m² de diversas oportunidades literárias e recreativas, como livros, atividades educativas e entretenimento. Do lado de fora da tenda, alguns ambientes ao ar livre integrarão o festival, como uma unidade móvel do Bibliosesc, que permite à população acesso à livros de vários estilos e segmentos. E o palco principal onde ocorrerão atrações, como shows musicais, teatro e dança.

A ação também tem como objetivo envolver instituições e empresas, chamando-as à responsabilidade social na formação da população, na preservação e promoção da cultura brasileira e na participação da cultura regional amazônica. Que este ano conta com a parceria do Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, Sidi Telecomunicações, Mil Madeiras, Paco Uniformes e o Senac AM.

Fonte – Sesc

Foto – Divulgação