Música e beleza na programação desta sexta na Estação das Docas

Música

Nesta sexta-feira (17), a Estação das Docas terá programações gratuitas para o público. O projeto Pôr do Som apresenta o grupo Sancari, às 18h30, na orla do complexo. Em seguida, o palco do anfiteatro São Pedro Nolasco receberá o evento “Noite da Beleza Negra Paraense”, a partir das 20h.

Pôr do Som – As programações têm início logo ao cair da tarde, no Pôr do Som com o grupo Sancari. “Santo Carimbó” é o significado do nome do grupo, que promete fazer o público dançar ao som do legítimo carimbó de pau e corda, que é a expressão máxima da cultura musical paraense.

Há 20 anos o Grupo Sancari nascia de uma de uma brincadeira de rua na passagem Álvaro Adolfo, no bairro da pedreira, em Belém, e desde então se dedica a preservar e divulgar a cultura tradicional.

“Nossa maior missão é divulgar o carimbó tradicional e o trabalho daqueles que ajudam a divulgar aquele que foi declarado patrimônio cultural imaterial”, conta Neire Rocha, uma das fundadoras do grupo, que é composto por 25 pessoas entre músicos e dançarinos. O Sancari já gravou três CDs.

Beleza Negra – Às 20h o anfiteatro Pedro Nolsaco recebe “A noite da Beleza Negra Paraense”, realizada pelo grupo Acena, com o objetivo de promover um espetáculo de beleza com a temática afro-brasileira, valorizando e destacando os encantos da mulher negra paraense, tendo como atração principal o concurso e atrações musicais.

Acena é uma associação cultural, sem fins lucrativos que desenvolve projetos culturais de iniciativa particular e patrocinados por leis de incentivos. Recentemente, recebeu certificação como Ponto de Cultura do Ministério da Cultura.

 

Fonte – Agência Pará

Deixe uma resposta