Pianista Alvaro Siviero e grupo austríaco Wiener Kammersymphonie fazem apresentação no Teatro Amazonas

Música

Na última quinta-feira (21/06), o pianista brasileiro Alvaro Siviero e o grupo austríaco Wiener Kammersymphonie realizaram uma apresentação memorável no palco do Teatro Amazonas, executando com maestria clássicos de Ludwig Van Beethoven, Johann Strauss e Louis Moreau Gottschalk. O concerto, que recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), será reapresentado nesta sexta-feira (22/06), às 20h, com entrada gratuita.

Na abertura, o pianista paulistano Alvaro Siviero dividiu com a plateia informações sobre os compositores das obras que compõem o concerto, sobre música clássica e a importância da educação musical. Savieiro, que foi muito aplaudido pelo público, também abriu a apresentação com “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de Gottschalk.

Em seguida, o Wiener Kammersymphonie assumiu o palco com obras de Johann e Josef Strauss. A execução perfeita de obras como “Sohn Rosen aus dem Süden”, “Sohn Tik Tak Polka”, “Wiener Kinder” e “Saus und Braus” emocionou a plateia.

Após um curto intervalo, os artistas voltaram ao palco e apresentaram juntos o “Concerto n.3 para piano e orquestra em dó menor”, de Beethoven.

Presente no evento, o secretário de Cultura, Denilson Novo, destacou a qualidade da apresentação. “É um prazer imenso receber estes grandiosos talentos, cada um de um país diferente, temos brasileiro, húngaro, italiano, inglês, polonês fazendo um precioso e excelente trabalho de música erudita que eleva o espírito e que todos os amazonenses ainda podem apreciar”, disse, fazendo o convite para a próxima apresentação que acontece nesta sexta-feira (22).

Público – No final do concerto, as estudantes Helen Rodrigues, 18, e Iasmim Guedes, 16, disseram estar encantadas com a apresentação. “Foi incrível! Foi uma das melhores experiências que eu tive porque eu gosto muito de música clássica e foi emocionante. As pessoas comentam que jovem não gosta dos clássicos, mas música não tem idade, é uma questão de identificação”, comentou Helen. “Era um dos meus maiores desejos assistir a um concerto e estou muito feliz porque realizei esse sonho”, disse Iasmim.

A paulista Ester de Campos está participando de um curso de Ilustração Botânica em Manaus e aproveitou para assistir ao concerto no Teatro. “Achei bonito, uma proposta interessante de oferecer um concerto de música clássica de forma gratuita”, comenta. “E essa é a segunda vez que estamos aqui no Teatro, já assistimos a apresentação do Balé Folclórico, que também foi gratuita. Muito legal, é um incentivo interessante para a população!”, observa.

O pianista – Alvaro Siviero foi o primeiro brasileiro a participar do curso de imersão na obra de Beethoven na Casa Orfeo-Fondazione Wilhelm Kempff, em Positano. Ele também já participou de inúmeras apresentações em países como Alemanha, Portugal, Itália, Estados Unidos, República Tcheca, Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Suíça, Argentina, Chile, Holanda, Espanha, Uruguai e Peru.

O grupo austríaco – O Wiener Kammersymphonie, que nasceu na Áustria, é formado por artistas de vários países (Inglaterra, Polônia, Itália, Hungria) e se apresenta por toda a Europa. Os músicos Vira Zhuk (violino 1), Maximilian Bratt (violino 2), Wolfram Fortin (viola), Sergio Mastro (violoncelo) e Felipe Medina (contrabaixo) também já realizaram diversas apresentações em turnês conjuntas com Siviero.

Fonte – Secom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta