Secretaria da Cultura realiza 1º Fórum da Terra da Ciranda

Música

Representantes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Manacapuru e das agremiações “Flor Matizada”, “Tradicional” e “Guerreiros Mura” participaram do 1º Fórum de Cirandas de Manacapuru, na quarta-feira (02/05).

Diálogos sobre a realidade cultural do Festival de Cirandas, futuras propostas artísticas para o local e oficinas práticas sobre a realização de projetos, história da dança e a importância do turismo regional foram realizados no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), na avenida Barão do Rio Branco, Centro de Manacapuru.

De acordo com o secretário de cultura da SEC, Denilson Novo, o fórum foi realizado com a intenção de avaliar os resultados e condições do tradicional Festival de Ciranda do município. “O fórum nasceu de diversas conversas que nós já tínhamos realizado com o secretário de cultura do município e presidentes das cirandas. Entendo que através deles conseguimos ver o que podemos melhorar e proporcionar uma série de discussões que possam favorecer o festival”.

Palestras – Entre os palestrantes, estavam Francis Madson, gerente de eventos da SEC; Adonay Reis Junior, músico da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam); e Ewerton de Almeida, diretor de projetos da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), que abriram espaço para questionamentos dos artistas locais.

Representantes das agremiações “Flor Matizada”, “Tradicional” e “Guerreiros Mura” dialogaram e estudaram formas de aplicar na prática as instruções oferecidas nas oficinas. Rocilane Soares, representante do Grêmio Recreativo de Ciranda Tradicional, considerou o encontro positivo. Ela trabalha desde 1995 no grupo e afirma que é a primeira vez que teve contato com a SEC, através de um fórum.

“É um encontro muito válido. A ciranda precisa se reorganizar e melhorar cada vez mais o trabalho. Achei válido o que o secretário Denilson nos falou sobre nos oferecer a instrução e a partir disso, trabalharmos com nossas próprias ideias”.

Futuros circuitos culturais – O secretário de cultura de Manacapuru, Lurdem Cley de Almeida, também agradeceu a iniciativa da SEC. Após o encontro, o secretário apresentou os pontos turísticos do município a Denilson e juntos, os titulares traçaram planos para futuros circuitos culturais no Centro Histórico da cidade.

“Esse fórum é uma fonte de ideias. Só tenho a agradecer a iniciativa da SEC em realizar este evento em nossa cidade. Acredito que podemos, dessa forma, transformar a realidade cultural”, pontuou Almeida.

 

Fonte – Secom

Deixe uma resposta