Conab fiscaliza estoques públicos em todo o país

Notícias

A partir desta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam a última rodada de fiscalização dos estoques públicos no ano. Nesta operação, que começou na segunda-feira (27) e segue até o dia 8 de dezembro, serão vistoriados cerca de 1,4 milhão de toneladas de produtos públicos, depositados em armazéns próprios e de terceiros, em todos os estados e no Distrito Federal.

Os artigos que serão inspecionados são: arroz, açúcar, feijão, fubá, café arábica, milho, farinha de mandioca, trigo, itens para composição de cestas básicas e manufaturados/ industrializados. Nessa etapa, além dos estoques públicos, também serão checados cerca de 191 mil toneladas de produtos de terceiros que estão atualmente guardados em unidades da Conab.

O acumulado dos itens fiscalizados até a etapa anterior feita pela Conab foi de 3,6 milhões de toneladas de produtos efetivamente vistoriado, dos 3,9 milhões de t que constavam no estoque contábil. A diferença entre os quantitativos refere-se aos produtos que no momento da fiscalização encontravam-se em processo de tratamento fitossanitário.

Durante o ano, a Companhia vistoriou um total de 181 unidades armazenadoras próprias e de terceiros. Nessas fiscalizações, os problemas encontrados foram relacionados a produtos desclassificados, perdas em armazenagem e desvios. No caso das perdas, os armazenadores são obrigados à indenização.

Em todas as fiscalizações da Conab, quando identificado desvios, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.

 

Fonte – Conab

Deixe uma resposta