Cooperativa de café participa pela quarta vez da Bio Brazil Fair

Notícias

O café, ou vinho da Arábia como era conhecido na antiguidade, bebida saboreada há cerca de mil anos, por infusão de água quente com grão torrado ou moído é hoje considerado um produto nobre da agricultura e da pauta de exportações, ocupando um lugar de destaque na história de desenvolvimento do país. O Brasil consome anualmente 20 milhões de sacas de café, o que corresponde a 173 bilhões de xícaras. E foi por causa desse alimento que levou a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) a ser uma das 10 cooperativas selecionadas pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio de chamada pública, para participar da Brazil Fair | Biofach América Latina – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. A feira acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 6 a 9 de junho.

A Coopfam é referência em agricultura orgânica, solidária e agroecológica. Fundada no ano de 2003, com o objetivo de promover a cooperação no grupo e melhorar as condições de vida e trabalho, a cooperativa nasceu em Poço Fundo, uma cidade localizada nas montanhas do Sul de Minas, região que é dominada pelas plantações de café, sendo a principal atividade local e fazendo de Minas Gerais o estado que concentra a maior parte da produção de café do Brasil. Atualmente são mais de 320 famílias de pequenos cafeicultores que já conquistaram benefícios por meio do cooperativismo nos municípios situados nesta região.

A organização possui os certificados de produção orgânica BCS-Oko Garantie para os mercados americano, europeu e japonês e a certificação de comércio justo Fairtrade pela FLO, além do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) que atesta que a produção é oriunda da agricultura familiar.

Com o objetivo de atingir um sistema produtivo sustentável, os membros da Coopfam seguem os princípios ambientais que visam à conservação do ecossistema e cada grão é colhido de forma natural e seco a pleno sol. O resultado deste trabalho é a produção de cafés de excelente qualidade para o consumidor final. Congrega, além dos produtores de café, produtores que possuem outros tipos de culturas e incentiva e protagoniza várias atividades educativas e beneficentes, por meio de eventos e projetos sociais.

A produtora de café orgânico feminino, Rosangela Souza de Paiva, 42 anos, em sua primeira participação na feira, e quarta da cooperativa, acredita que a união em forma de cooperativa possibilita uma constante melhoria das condições de vida para os membros envolvidos e para a sociedade em que está inserida. Sendo o seu marido um dos pioneiros do movimento, desde a década de 80, trabalha em prol da terra cultivando produtos orgânicos. Exportando para vários países o café in natura e contamos com a marca Café Familiar da terra para os produtos industrializados que hoje são comercializados nacionalmente em empórios.

Ela informa que a Coopfam está levando a linha de cafés industrializado com a marca Café Familiar da Terra que conta com café sustentável, café orgânico e orgânico feminino que é produzido pelo grupo de mulheres da cooperativa Mulheres Organizadas Buscando a Independência (Mobi), da qual faz parte. “A expectativa em participar da feira é alta, pois já é a quarta vez que vamos e sempre colhemos bons frutos. Um dos nossos grandes parceiros em São Paulo hoje, o Instituto Chão, foi viabilizado por intermédio da feira. Esperamos alavancar as vendas, prospectar novos clientes e participar das rodadas de negócios para mostrar realmente a essência do nosso trabalho e qualidade do nosso produto, além de encontrar com os clientes já fidelizados a fim de estreitar a relação e claro, levantar também novos parceiros”, complementa.

Bio Brazil Fair

A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é hoje a plataforma oficial do mercado de produtos orgânicos na América Latina. Reúne desde empresas líderes de mercado até pequenos produtores. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) apoiará 10 empreendimentos selecionados por meio de chamada pública para participarem do estande coletivo da pasta.

Cada empreendimento terá um espaço preparado para expor, negociar e vender os produtos, além de um catálogo de apresentação comercial e acompanhamento técnico para abertura de novos mercados. Todos os empreendimentos atenderam aos critérios de possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e produtos com certificação orgânica reconhecida pela legislação. “A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é uma ótima oportunidade de comercialização para os agricultores familiares. O evento funciona como vitrine para alavancar as vendas do setor, além de fortalecer e reconhecer a agricultura familiar”, afirma o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac.

Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são: Fazenda Bacuri, Coopeg Agro Verde, Coopavam, Cootap, Weber Haus, Coopernatural, Cooperacre e Comapi.

Fonte – MDA

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta