Empretec celebra 25 anos com profissionais que fizeram parte de sua história

Notícias

Como parte das comemorações de 25 anos de atuação no Brasil e 30 no mundo, o Empretec homenageou seis empretecos que fazem parte da história do curso. O programa é o maior na área de formação de empreendedores no mundo e está presente em 40 países, sendo que o Brasil é destaque mundial de satisfação. Enio Duarte Pinto, Mauro Pedro Lopes, Adriana Gontijo, Afonso Rocha, Luiz Machado e Renato Santos foram escolhidos por fazerem parte da cadeia de valor do Empretec há muitos anos e terão as suas histórias e colaborações reconhecidas por meio de uma placa de homenagem.

Enio Duarte Pinto, analista do Sebrae Nacional, foi um dos homenageados. Enio participou da primeira turma do Empretec realizada pelo Sebrae, em 1993. Após sua participação, exerceu todas as funções no âmbito do projeto e atuou como selecionador, facilitador, gestor estadual e gerente nacional, além de ser instrutor líder em sala de aula e trabalhar na formação de jovens instrutores. “Com a minha participação, me tornei um intra-empreendedor dentro do Sebrae. A metodologia é campeã, foca na mudança das pessoas para obtenção de melhores resultados, que não ficam restrito somente ao ambiente empresarial”, conta. Enio ainda relembra que teve um importante encontro durante o tempo que esteve envolvido no Empretec que foi além do campo profissional. Durante o curso, ele conheceu a sua esposa, que também era uma empreteca.

No ano seguinte, em 1994, Mauro Pedro Lopes participou da turma do Empretec de São Paulo. Na época era empresário da indústria no setor médico hospitalar, produzia material de consumo e descartáveis. Se interessou pela metodologia, que propõe uma aplicação prática nos negócios e conta com um enfoque no desenvolvimento do empreendedor através da técnica comportamental. Depois de participar, o empresário mudou de seguimento. “Entendi que o mercado passaria por grandes transformações e teria dificuldades com os valores dos investimentos que seriam necessários para manter o meu antigo negócio. Mudei para o setor de alimentação, que é uma atividade com a qual me identifico e me trouxe uma maior realização e retorno financeiro”, relembra. Atualmente, Mauro atua no SBDE – Sociedade Brasileira Empreendedor, empresa que idealizou e atua na capacitação de líderes empresarias.

Adriana Gontijo também está entre os homenageados. Ela conheceu o Empretec por meio de sua ex-sócia. Em 1995, fez o curso e, em seguida, foi convidada a atuar como selecionadora. Também contribuiu na elaboração do Manual de Seleção, capacitação online, selecionou e participou do Grupo Gestor de 2009 a 2010, entre outros. Com as vivências, Adriana ressalta que passou a lidar com os clientes de forma assertiva e traçou metas que a estimularam a alcançar desafios empresariais. “Minha empresa duplicou o faturamento em dois anos após ter participado do Empretec. Isso é associado à ampliação de clientes em 120% depois de 22 anos como empreteca”. Desde 1993, Adriana tem a SAG Empreendimentos, empresa de consultaria organizacional e de planejamento de engenharia que atua em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Já o Afonso Rocha, superintendente do Sebrae de Minas Gerais, também conheceu o Empretec na década de 90, quando o Sebrae ainda não atuava com o programa. “Após conhecer o curso, meu papel foi disseminar internamente a proposta. Tinha certeza absoluta que estava diante de uma grande solução para os nossos clientes”, relembra. Após se desligar do Sebrae, Afonso abriu o seu próprio empreendimento, a N Rocha Consultoria. Após anos de atuação, retornou a carreira executiva e desligou a consultoria. “Acima de tudo, destacaria a proposta metodológica de levar conteúdo e prática sobre características empreendedoras e a proposta de desafiar permanentemente os participantes na busca pelo seu caminho”.

 

Fonte – Sebrae

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta