Agricultores de Manacapuru no Amazonas vão ter uma série de encontros sobre apoio à produção

Notícias

Pequenos criadores, agricultores familiares e extrativistas da região de Manacapuru terão uma série de encontros neste mês com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A iniciativa visa apresentar à comunidade local os programas excetuados pela Companhia de apoio à produção, garantindo renda ao produtor.

O próximo encontro está marcado para esta quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores do município. Na ocasião, serão apresentadas as regras para participar do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que oferta milho a preços do mercado atacadista para uso na ração animal a pequenos criadores, e da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobidiversidade (PGPM-Bio), que garante renda mínima a extrativistas ao complementar o valor obtido com a comercialização dos produtos extrativos, desde que seja comprovada a venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.

Outra modalidade apresentada será o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pelo qual a Conab compra a produção da agricultura familiar, com possibilidades de escoamento da produção por meio do programa, de acordo com o tipo de compra.

“Sempre que começamos a execução desses programas em uma região, verificamos um aumento significativo da renda do município e o fortalecimento da economia local”, afirma o superintendente da Conab no Amazonas, Serafim José Taveira Junior. “Além disso, o PAA ainda garante uma alimentação saudável e de qualidade a pessoas em situação de insegurança alimentar”.

Fechando o mês, no dia 24 os técnicos da Conab darão orientações sobre a atuação da Companhia no apoio aos pequenos criadores e à comercialização da produção dos pequenos agricultores e extrativistas das comunidades do Repartimento Tuiuié, na região rural ribeirinha de Manacapuru.

A série de encontros teve início na primeira semana de março. A primeira reunião foi com avicultores no Parque do Ingá, seguido de conferência com agricultores na abertura do Salão do Empreendedorismo.

Fonte – Conab

Deixe uma resposta