No próximo dia 26, ONU promove em Brasília seminário sobre mudança do clima, pobreza e desenvolvimento humano

Notícias

Para discutir os riscos que as mudanças climáticas trazem para as populações e economias, agências da ONU realizam na próxima quinta-feira, 26 de outubro,, em Brasília, o seminário “Diálogo Estratégico sobre Mudança do Clima, Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Humano”.

O evento reunirá especialistas para discussões das 14 às 18 horas, na Casa das Nações Unidas. Inscrições podem ser feitas aqui. Nesta quarta-feira, 24 de outubro, é comemorado o Dia da Organização das Nações Unidas, em referência ao aniversário de sua efetivação oficial, que ocorreu no ano de 1945 em substituição à antiga Liga das Nações — extinta em razão da emergência da Segunda Guerra Mundial.

Após o término desse conflito, foi assinada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho do referido ano, o que deu origem à ONU, que completa 72 anos de atuação em todo o mundo.

O EVENTO

Um dos temas do encontro “Diálogo Estratégico sobre Mudança do Clima, Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Humano” é a relação entre as transformações dos padrões climáticos e as dinâmicas populacionais. Para as Nações Unidas, compreender os vínculos entre esses fenômenos é crucial para a formulação de políticas que protejam os direitos das pessoas e o planeta.

O seminário em Brasília é promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o Fundo de População da ONU (UNFPA), a ONU Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O coordenador-residente interino da ONU no Brasil e diretor de país do PNUD, Didier Trebucq, fará a abertura do evento, juntamente com o secretário de mudança do clima e florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero.

PAINÉIS

No primeiro painel, serão discutidas as relações entre as mudanças do clima e a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Com o tema “População e Mudança do Clima: avanços e desafios para o desenvolvimento sustentável”, o segundo painel trará informações sobre a mudança do clima e desenvolvimento sustentável nas cidades e sobre os povos e comunidades tradicionais.

No terceiro painel, procurando discutir soluções e debater uma agenda positiva de ações, o tema será “Resposta à ameaça da mudança do clima, no contexto do desenvolvimento sustentável e esforços para erradicar a pobreza”. Os painéis contarão com especialistas do PNUD, CEPAL e UNFPA, assim como do governo, sociedade civil e academia.

O seminário é o terceiro de quatros encontros dos “Diálogos Estratégicos sobre Mudanças Climáticas”, uma iniciativa do Sistema ONU no Brasil, organizada pela ONU Meio Ambiente juntamente com outras agências, fundos e programas das Nações Unidas no país. Os eventos fazem parte das ações para a divulgação da Agenda 2030.

SERVIÇO

Tema: Diálogos sobre Mudança do Clima, Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Humano

Local: Casa da ONU, SEN, Lote 17, Conjunto C, Brasília (DF)

Horário: das 14 às 18 horas

As inscrições podem ser feitas aqui.

Para saber mais sobre a Agenda 2030, acesse aqui

Para saber mais sobre os Diálogos, acesse aqui

 

Fonte – ONU Brasil

Deixe uma resposta