Projeto do Sebrae no Amazonas articula lideranças para desenvolver região do Alto Solimões

Notícias

Teve início, nesta segunda-feira (23), no município de Tabatinga (cerca de 1.100 quilômetros de Manaus – AM), o projeto Líder, uma iniciativa do Sebrae que tem por objetivo articular e capacitar lideranças locais em prol do desenvolvimento econômico e sustentável das localidades.

Trata-se da realização do primeiro Encontro de Lideranças, de um total de dez, durante os quais os participantes recebem treinamentos, executam dinâmicas de aprendizado e discutem os problemas de cada região, apontando soluções que envolvam a sociedade civil organizada, o poder público e a iniciativa privada.

No Amazonas, o projeto Líder é implementado na região do Alto Solimões, reunindo os município de Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constante, Fonte Boa, Santo Antônio do Içá, Amaturá e São Paulo de Olivença. Para o gestor do projeto, analista técnico do Sebrae no Amazonas, Ivaldo Bezerra, uma das dificuldades de implementar o Projeto são as próprias distâncias regionais e o sistemas de transporte, em sua grande maioria aquaviário.

“Só para se ter uma ideia, na fase de identificação das lideranças, quando tivemos que visitar cada município, foram mais de 14 dias viajando de barco pelos rios do Alto Solimões, enfrentando todas as intempéries do clima amazônico”, conta o gestor.

Ainda de acordo do Ivaldo, o trabalho de identificação das lideranças envolveu visitas diretas a associações comunitárias, órgão públicos diversos, prefeituras e demais organizações.

“As primeiras etapas foram bem desafiadoras, porque foi necessário não apenas encontrar e identificar lideranças, mas ao mesmo tempo explicar os objetivos e metas do projeto, que, no final das contas, quer melhorar a vida das pessoas”, reforça. Ivaldo complementa que, ao final dos dez Encontros, o produto final será a elaboração e entrega de um Planejamento Estratégico, respectivo a cada município, a ser elaborado durante todas as dez sessões e com a participação de todos os líderes.

Todos os Encontros serão mediados por dois consultores indicados pelo Sebrae Nacional, capacitados e preparados para atuar no desenvolvimento de competências e habilidades próprias de um líder. Para o Projeto no Amazonas, foram escolhidos os consultores Rafael Lucchesi e Ana Lúcia Garcia. O primeiro é especialista em gestão e inteligência de negócios, com ampla experiência em desenvolvimento regional.

Já a consultora Ana Lúcia é psicóloga e já atuou em diversos projetos no Estado do Mato Grosso do Sul. Ela explica que durante o Primeiro Encontro são discutidos os conceitos de identidade regional, além da importância do trabalho em grupo e integrado. “Esse primeiro momento explicamos todas as dimensões do projeto Líder e o que ele pode fazer para as cidades. Também buscamos sensibilizar os participantes quanto às suas próprias habilidades, capacidades e potencialidades de transformar para melhor a vida das pessoas”, reforça.

Em nível nacional, o Projeto Líder conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos, Associação Brasileira de Municípios e Confederação Nacional de Municípios. Em contexto estadual, a iniciativa recebe apoio das prefeituras, órgãos públicos estaduais e federais, e entidades de classe.

 

Fonte – Sebrae

Deixe uma resposta