Circuito #CulturaGeraFuturo chega ao Amazonas

Variedades

Com oficinas, palestras e mesas redondas, o Ministério da Cultura (MinC) traz ao Amazonas o projeto #CulturaGeraFuturo no dia 25 de junho. O circuito em Manaus acontecerá às 9h30, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (na avenida Silves, Nº 2.222, Distrito Industrial), em parceira com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e contará com a presença do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. No dia 30 de junho, o ministro visitará o município de Parintins.

O Circuito #CulturaGeraFuturo tem o objetivo de capacitar produtores culturais e gestores públicos a utilizar as ferramentas de incentivo à cultura disponibilizadas pelo Governo Federal. O projeto busca percorrer todas as capitais brasileiras, com orientações a respeito da Lei Rouanet, Lei do Audiovisual e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), entre outras.

De acordo com o secretário de Cultura, Denilson Novo, o circuito sela um marco na história da política pública cultural do Amazonas. Ele ressalta, ainda, que o encontro deve gerar resultados significativos à cultura da região. “O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, tem defendido em diversas oportunidades a importância dos mecanismos de fomento à cultura disponibilizados pelo Governo Federal e que historicamente tem um nível muito baixo de participação das regiões Norte e Nordeste. A vinda dele é de fundamental importância para que possamos difundir conceitos acessíveis aos produtores e gestores culturais”, afirma.

A abertura do Circuito terá a presença do Governador do Amazonas, Amazonino Mendes; do secretário de Cultura, Denilson Novo; do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; do ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão; do secretário de incentivo à Cultura, José Paulo Martins.

Programação

Às 14h, será promovida uma palestra pela Agência Nacional do Cinema e, às 15h, uma apresentação com o titular da Secretaria Nacional do Audiovisual (SNV), João Batista Silva.

Já às 16h será realizada uma palestra com produtores culturais, promovida pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura.

MinC em Parintins

Em Parintins, o ministro da Cultura, junto de representantes do Governo do Estado do Amazonas, participará de uma Cerimônia de entrega do Registro Nacional de Patrimônio Imaterial para os Bois-Bumbás Caprichoso e Garantido no dia 30 de junho, às 19h30, no Bumbódromo.

Sérgio Sá Leitão também participará de uma mostra cultural dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins, na escola Sesi Padre Francisco Luppino, na Rua Ferreira Novo, bairro Djard Vieira.

Fonte – Secom

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta