Feriado da Independência vai injetar R$ 4,9 bi na economia através do turismo

Variedades

“Os feriados prolongados impulsionam o turismo pois representam uma oportunidade de realização de viagens curtas fora dos períodos de férias escolares. E assim, movimentam a rede hoteleira, o comércio, os atrativos das cidades com possibilidade de geração de empregos temporários”, avalia o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Praias e cidades históricas estão entre os destinos mais buscados pelo brasileiro para as viagens do feriadão. Segundo a operadora CVC, os campeões de vendas no Nordeste são pacotes para Porto de Galinhas (PE), Maceió e Fortaleza. Outros lugares bastante demandados na operadora são Balneário Camboriú, com o parque Beto Carreto, em Santa Catarina; Gramado (RS) e cidades históricas de Minas Gerais.

Este é o terceiro feriado prolongado do ano, depois do Dia do Trabalhador e Corpus Christi. Até o final de 2018, outros quatro feriados prolongados (N.S Aparecida, Finados, Proclamação da República e Natal), devem fazer o brasileiro botar o pé na estrada e movimentar as economias de municípios de todas as regiões do país.

FERIADOS 2018 – A estimativa do Ministério do Turismo são de que os sete feriados prolongados de 2018 resultem em 13,9 milhões de viagens e injetem R$ 28,84 bilhões na economia brasileira. O cálculo não inclui a Semana Santa e nem o Carnaval por já serem prolongados normalmente.

Em Manaus

O primeiro feriado prolongado: aconteceu na terça-feira de Carnaval, emendando com a quarta-feira de cinzas (ponto facultativo). No mês de março, tivemos o feriado da Paixão de Cristo, no dia 30, uma sexta. Em abril, o feriado de Tiradentes (21) caiu num sábado. O mês de maio teve dois feriados: o dia 1º de maio (terça-feira), em homenagem ao Dia Mundial do Trabalho e outro no dia 31 de maio (quinta-feira), dia de Corpus Christi. E o ponto facultativo da sexta-feira (1) de junho.

No Amazonas

O mês de setembro, contou com o dia 5 de setembro (quarta-feira) quando se comemorou a Elevação do Amazonas à Categoria de Província e, no dia 7 de setembro (sexta-feira), a Independência do Brasil. O dia 6 de setembro foi ponto facultativo.

Os meses de outubro e novembro são os que contam com a maior quantidade de feriados. Em outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida (12) numa sexta-feira. Em Manaus, ainda teremos a comemoração do aniversário da cidade, no dia 24 (quarta) e no dia 28 (domingo) será o dia do servidor público, que também deverá ser ponto facultativo.

Em novembro, vai ter o dia de Finados (2) que cairá numa sexta-feira e, no dia 15 (quinta-feira), será comemorada a Proclamação da República, com o dia da Consciência Negra (20), em uma terça-feira.

Em dezembro, o calendário de feriados vai ter o dia de Nossa Senhora da Conceição (8), padroeira do Amazonas, que cairá em um sábado. O Natal (25) será em uma terça-feira.

Fonte – Mtur com Redação da Coopnews

Foto – Divulgação