Horário de verão começa à meia-noite

Variedades

O horário de verão de 2017/18 começa à meia-noite deste domingo, 15, e se estende até o dia 18 de fevereiro do ano
que vem.

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora para se adequar à
medida.

Em 2017, o governo chegou a cogitar acabar com o horário de verão. Um estudo do Operador Nacional do Sistema
Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluiu que a “adoção desta política pública atualmente traz resultados próximos à neutralidade para o consumidor de energia elétrica no país, tanto em relação à economia de energia, quanto para a redução da demanda máxima do sistema”.

A equipe presidencial avaliou, no entanto, que o horário de verão já se tornou um hábito da população, e o governo decidiu manter a medida neste ano. Para 2018, o tema deve passar por uma no análise.

O horário brasileiro de verão tem o objetivo de economizar energia elétrica no país em função do maior
aproveitamento do período de luz solar. Mas o valor economizado com a medida vem diminuindo a cada ano de forma significativa. De acordo com o ONS, o horário de pico do consumo de energia hoje está mais ligado à temperatura do que à incidência da luz solar.

O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horário deixou de ser adotado.

Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente. Nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu a atual.

 

Fonte – Redação Coopnews

Deixe uma resposta