Termo de Cooperação Técnica é assinado entre UFAM e UEA no Fórum de Cultura e Ciência do Amazonas

Variedades

O Termo de Cooperação Técnica acordado entre Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (Ufam) e Secretária de Estado de Cultura (SEC-AM) vai viabilizar ações para promover ciência e cultura. A assinatura ocorreu na segunda-feira, 28, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no Setor Norte do Campus Universitário.

O Fórum é uma realização da SEC/AM que acontece até esta, terça-feira, 29. Nessa primeira edição, o evento apresenta o tema: `Novos caminhos para o desenvolvimento do Amazonas´. O objetivo do evento é coletar ideias para futuras ações conjuntas parceiras entre as instituições partícipes.

Em seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, cumprimenta os integrantes da mesa de abertura e autoridades presentes. O reitor disse que para a Instituição, é uma honra a escolha da Ufam para sediar o evento e, torna-se relevante quando é assinado o Termo de Cooperação Técnica que dará mais aprofundamento no relacionamento entre as instituições partícipes. O reitor lembra que, o trabalho em conjunto realizado entre as três instituições públicas de ensino superior (Ufam, UEA, IFAM) deve ser amplo, mas, há necessidade de formalizar essas demandas que surgem naturalmente nas Universidades.

“É importante pontuar e mapear quais as ações afirmativas que estão sendo feitas no âmbito da Secretaria para que possamos cada vez mais levar à cultura a todas as pessoas, porque, antes de tudo a cultura deve ser popular a todas as pessoas sem distinção nenhuma. E, vejo o esforço da SEC-AM para realizar o fórum, o que significa discutir com a comunidade como uma prática fundamental. E, a partir daí surgem às propostas, e depois transformadas em políticas públicas. Vejo que esse é o caminho. Fazer às discussões. Transformar às boas ideias em políticas públicas que, posteriormente, serão revestidas as nossas comunidades”, disse o reitor.

 

Fonte – Ufam

Foto – Divulgação 

Deixe uma resposta