Geral

No Pará – Cooperativas Educacionais investem em parcerias e promoções para burlar a crise

Apesar da leve melhoria dos números da economia brasileira, o desemprego continua em alta e um dos resultados disso é a inadimplência. O ramo educacional é um dos que mais sofre por especificidades da constituição que impede o rompimento de contrato dos devedores ao longo do ano. No Colégio Batista de Santarém, por exemplo, a inadimplência teve variações, chegando até 30%. Para diminuir esses números, a Sociedade Cooperativa de Educação Sóstenes Pereira de Barros, mantenedora do Colégio, ofertou promoções mais vantajosas para facilitar o pagamento e investiu em parcerias fortes como o Positivo e o Sistema Equipe. Já a Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC) oferece preços mais acessíveis de mensalidade em relação ao mercado. Ainda tem o diferencial de Programas Educacionais como o Cooperjovem, o que fez aumentar o ingresso de alunos e segurar a média de inadimplência no máximo de 5%.

O Colégio Batista encerrou o último ano com 693 alunos matriculados. A meta estipulada em Planejamento Estratégico elaborado junto ao Sistema OCB/PA é atingir 800 alunos, mas a crise teve fortes efeitos em Santarém. “Tivemos problemas com a inadimplência que oscila muito. Em outubro e novembro tivemos as maiores taxas, chegando próximo de 30%. Se conseguirmos alcançar a meta do planejamento de no mínimo 800, caminharemos com mais folga financeira”, afirmou a presidente da Sóstenes, Carlina Fialho.

De acordo com Carlina, o Colégio aproveitou dezembro como mês promocional, oferecendo alguns atrativos. Os pais que matricularam os filhos antecipadamente pagaram o mesmo valor da mensalidade do ano de 2017. Para aproveitar a promoção, muitos pais inadimplentes procuraram a cooperativa para negociar e quitar as dívidas. Na próxima semana, também se iniciará uma nova campanha comemorativa aos 70 anos da instituição com o objetivo de prospectar novos alunos. A matrícula já será o valor da primeira mensalidade e o restante das 11 parcelas terá desconto de 50%.

Durante as sete décadas de sua existência, o Colégio se tornou tradicional no município na Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, assim como Ensino Médio. É uma escola confessional, que mantém a filosofia cristã e evangélica, assim como os princípios do cooperativismo. Um dos diferenciais é o forte investimento no ensino a partir de parcerias como o Sistema Positivo, de Curitiba, que fornece o material didático para o Ensino Fundamental. Já o Sistema de Ensino Equipe de Belém, que ocupa o primeiro lugar do Estado em aprovação no Enem e terceiro do Brasil, fornece o material didático do Ensino Médio.

 

Fonte – OCB/PA

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps