Com entrada franca, exposição imersiva “Círio de Sensações” conta história da maior festa religiosa do mundo, com projeções de alta tecnologia em sala de 100 m² em Belém
Tradição, religiosidade e inovação artística se misturam em experiência sensorial apresentada em parceria com a Equatorial Pará aos visitantes do Shopping Bosque Grão-Pará entre 7 e 16/10. Realização é do VJ Lobo e da AmpliCriativa, que também assinam show de videomapping na fachada da Basílica no encerramento oficial do Círio 2022.
Já imaginou a sensação de viajar pelo Pará do século XVII e ver a imagem de N. Sra. de Nazaré sendo encontrada pelo caboclo Plácido? Essa e outras histórias tradicionais do Círio serão exibidas nas sessões da exposição imersiva “Círio de Sensações”, apresentada em parceria com a Equatorial Pará. O projeto conta com projeções realizadas com equipamentos de ponta em sessões abertas ao público entre os dias 7 e 16 de outubro no Shopping Bosque Grão Pará (2º piso).
A realização do projeto “Círio de Sensações” é de VJ LOBO e da AmpliCriativa, com patrocínio da Equatorial Pará e do Shopping Bosque Grão-Pará, com apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Governo do Pará e apoio institucional da Diretoria da Festa do Círio de Nazaré.
A ideia é oferecer uma nova forma de museu, totalmente digital e interativo, onde as sensações criam emoções e as emoções geram sentimento de pertencimento. Um verdadeiro mergulho na memória afetiva do Círio de Nazaré, que acontece através de uma sala 360º com videomapping imersivo, com projeções em 100% das paredes e do chão de vídeos de animações com linguagem teatral que trará as emoções do Círio de Nazaré. Os equipamentos usados são da On Projeções (que montou a famosa exposição “Beyond Van Gogh”).
Como vai ser?
Durante 10 dias, a exposição ficará aberta ao público com sessões de aproximadamente 15 minutos de duração e lotação de 20 pessoas por sessão. Os ingressos gratuitos serão distribuídos da seguinte forma: 50% para retirar antecipadamente e 50% para fila presencial. São 8 projetores de 4.000 lumens laser para as paredes e 6 projetores 4.000 lumens laser para o chão. Tudo para transformar o espaço de 100m2 (10m x 10m) onde acontece o projeto.
Propósito é emocionar, surpreender e encantar
VJ Lobo diz que contar a história do Círio de Nazaré de modo poético e performático, buscando o inusitado, criando e recriando momentos e resgatando memórias afetivas através da técnica do videomapping. “Fazer com que o público sinta espírito do Círio de Nazaré e se emocione em uma imersão tecnológica com imagens e sons”, comenta ele, que é formado em Cenografia pela UFPA e está há́ mais 20 anos no mercado criando e recriando com a técnica artística de videomapping.
“Vamos levar para o público o que eu chamo de ‘expansão do cinema’. Uma sala onde pessoas possam andar em meio a uma projeção totalmente 360º e que ainda terá projeção no chão. Um lugar onde pessoas de todas as idades podem fazer parte da obra de arte. E, por meio dessa imersão, poderemos visitar a cidade de Belém no século VIII, cenário do nascimento do Círio de Nazaré”, conta o artista visual.
Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a exposição imersiva é um presente aos paraenses que poderão ter uma experiência sensorial de tudo o que representa o Círio de Nazaré.
“Trabalhamos sempre na busca de ações inovadoras. É um período importante de valorização da cultura do nosso estado e a Equatorial Pará fica muito feliz de dividir esse espaço com todos. Esperamos que o público possa sentir, vibrar e se emocionar com a energia dessa exposição, que marca, também, um momento de retomada das procissões às ruas de Belém”, comenta.
“O Shopping sempre busca apoiar iniciativas, que valorizam a cultura da nossa região, especialmente o Círio de Nazaré, que é uma das maiores manifestações de fé do mundo. A exposição é uma atração imperdível, que o público terá a oportunidade de vivenciar e se emocionar com a história da padroeira dos paraenses. A expectativa é receber um grande fluxo de pessoas durante o período desta atração”, ressaltou o gerente de marketing do Shopping Bosque Grão-Pará, João Vyctor Fonseca.
VJ Lobo estimula a curiosidade de quem se interessou pela exposição. “Por exemplo: como era o local onde a imagem da santa foi encontrada? Como as pessoas viviam? Como o Círio de Nazaré começou? Muitos paraenses sabem como foi, mas como será ver essa história, sentí-la por meio de uma paisagem sonora, imagens e narrativas em um espaço inédito?”, provoca Lobo.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação