Turismo

Idade pode definir padrões no consumo turístico

Um estudo da Universidade de Queensland (Austrália) publicado na revista Annals of Tourism Research demonstrou que diferentes faixas etárias apresentam padrões de consumo turístico – como tipos de viagem, destinos, e compras feitas – semelhantes, mesmo entre gerações diferentes.

O estudo, conduzido pelo pesquisador Bob McKercher, mostra que jovens com idade ao redor dos 20 anos tendem a escolher os mesmos destinos turísticos. Segundo o pesquisador, para essa faixa etária, viajar é uma forma de obter independência, e os jovens tendem a procurar experiências prazerosas e autênticas, independentemente de serem da geração X, Millennial, Z ou qualquer outra anterior.

No Brasil

Já no Brasil, um estudo realizado por pesquisadores da USP analisou dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 do IBGE e encontrou associações interessantes entre idade e consumo de turismo. Eduardo Silva Sant’Anna, doutorando em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH), explica que a idade dos membros da família tem um papel importante e ajuda a compor um retrato das desigualdades brasileiras.

De acordo com o pesquisador, quando há crianças ou adolescentes na família, os gastos com turismo começam a aumentar à medida que esses jovens envelhecem. O estudo também demonstrou que famílias “chefiadas” por homens tendem a gastar cada vez mais ao viajar com pessoas idosas e/ou crianças, seguindo a tendência de que quanto maior a idade, maior o consumo.

Diferenças

O estudo também realizou um recorte por composição étnica nas famílias, e concluiu que enquanto famílias exclusivamente brancas seguem a tendência de aumentar o consumo conforme a idade dos dependentes aumenta, famílias exclusivamente pretas e pardas tendem a aumentar significativamente o consumo apenas quando o jovem alcança os 15 anos.

A localização geográfica também impacta o consumo, e famílias oriundas de regiões metropolitanas seguem mais estritamente a tendência de aumentar os gastos de viagem conforme o integrante mais jovem envelhece. Para Eduardo Silva Sant’Anna, compreender esses padrões pode ajudar na gestão do turismo e no desenvolvimento de políticas públicas que abordem as desigualdades sociais no Brasil, além de abrir oportunidades para a exploração de novos nichos de mercado.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps