Variedades

Programação de férias no Bosque oferece atividades interativas e em contato com a natureza

A programação é realizada pelo Programa Ciência na Escola com os grupos de pesquisas e laboratórios do Inpa, além de parceiros externos.
Os visitantes podem vivenciar momentos únicos de diversão e aprendizagem junto à biodiversidade amazônica.
Mais de 6,5 mil visitantes já participaram da programação. A entrada é gratuita.

Visita guiada, gincanas, Ecocaminhada, exposições e oficinas sobre animais e plantas da Amazônia. Estas são algumas das 22 atividades oferecidas na programação especial do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). A ação continua até domingo (26) com uma programação diversificada para crianças e adultos curtirem o período de férias escolares. A entrada é gratuita, basta agendar a visita pelo site.

Esta é a segunda e última semana da programação intitulada Férias no Bosque. Além dos atrativos do parque verde urbano, os visitantes podem vivenciar momentos únicos de diversão e aprendizagem junto à biodiversidade amazônica e às pesquisas científicas desenvolvidas pelo Inpa. Mais de 6,5 mil pessoas aproveitaram a primeira semana de programação.

As atividades são realizadas em dois turnos, das 9h-12h e das 14h-16h30, e são independentes entre si, podendo o visitante participar de quantas atividades tiver interesse ou conforme a disponibilidade de vagas. A programação é realizada pelo Programa Ciência na Escola (PCE/ Bosque da Ciência) juntamente com os grupos de pesquisas e laboratórios do Inpa, além de parceiros externos.

“Esta é a minha primeira vez no Bosque e estou achando incrível. Todos nós precisamos da natureza, e fazer uma visita com uma pessoa explicando detalhes sobre as árvores e os animais ou ver de perto cobra e aranha, com certeza é uma experiência muito marcante”, contou a moradora de Roraima Ray Lavareda, que está visitando parentes em Manaus.

O chefe do Bosque, Jorge Lobato, ressalta o balanço positivo da programação e do número de visitantes. De 02 a 21 de janeiro deste ano, o espaço recebeu 10,1 mil visitantes, que representa cerca de 60% dos 17 mil visitantes em todo o mês de janeiro de 2024. “Esta é uma importante ação para reafirmar o compromisso de uma relação mais próxima do Inpa com a sociedade, através principalmente de atividades socioeducativas que visam a popularização da ciência, inserindo dentro das nossas ações duas semanas com esse diferencial, com essa interação”, destacou.

Atividades para toda a família

O itinerário das Férias no Bosque está ajudando a despertar o olhar e o interesse dos visitantes pela floresta amazônica e sua conservação. A estudante Heloísa Saraiva, 7 anos, esteve no Bosque pela primeira vez e ficou encantada ao ver um grupo de macaco-de-cheiro na trilha durante o tour guiado conduzido pelos monitores do PCE do Bosque.

A mãe de Heloísa, a secretária Maíra Saraiva, conta que na infância e adolescência esteve no Bosque inúmeras vezes, e mesmo ficando longe por muitos anos a visita continua divertida. “É muito importante para mim trazer a minha filha para viver o que vivi e ter esse contato com a natureza, além de ser uma oportunidade para tirar as crianças do uso excessivo de eletrônicos”.

O Herbário Inpa (Coleção de plantas) realizou atividades interativas, aliando tecnologia e conhecimento científico. Durante o passeio, o visitante pode conhecer detalhes sobre espécies e curiosidades de árvores presentes na Ilha da Tanimbuca, atrativo que leva o nome em homenagem a uma árvore com idade estimada em 600 anos.

Com celular em mãos, o visitante pôde fazer a leitura do QR Code no estande do Herbário, e ter acesso a um aplicativo, ainda em fase de testes. Das árvores identificadas com placas, é possível obter informações como nome e curiosidades sobre as espécies.

“A ideia é fazer com que as pessoas que passeiam pelo Bosque passem a olhar mais para as plantas. As árvores estão ao nosso redor, mas pouco sabemos sobre elas e tendemos a pensar que é uma espécie só. Estamos trazendo o olhar das pessoas para as plantas”, explica o bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Herbário, Luís Melo.

Tomás Farias, de 9 anos, participou de praticamente todas as atividades da primeira semana e já voltou nesta semana. O pequeno ficou encantado com as curiosidades que agora sabe sobre as plantas do Bosque. “É bem legal! Eu já vi oitizeiro, cajá, cupuaçu e acabei de passar por um cafeeiro”, conta Tomás enquanto explora a ferramenta desenvolvida pelo Herbário.

A mãe de Tomás, a psicóloga Kézia Teixeira, enfatiza a relevância de ter um espaço que promova uma maior interação das crianças com a natureza. “A programação que o Bosque está realizando é ótima porque é uma alternativa de passeio de férias totalmente diferente. Nesse período, as crianças costumam ficar muito em lugares fechados e nas telas. Aqui a proposta é oposta e dá liberdade para eles se movimentarem, e isso faz diferença”.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação/Ascom

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps