Geral

Com apoio do estado, cooperativas extrativistas realizam o Festival Internacional da Castanha

Evento acontece na Praça da Juventude, no centro de Epitaciolândia, e atrai público específico do setor produtivo.
Expositores trabalham para melhorar os produtos que agregam valor de mercado do setor da bioeconomia acreana.
Representantes de secretarias de estado participam dos painéis de debates que acontecem até domingo, 23.

Com o apoio do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) a Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) e a Cooperativa Agroextrativista do Alto Acre (Copaeb) lançaram na noite desta sexta-feira, 21, em Epitaciolândia, o Festival Internacional de Castanha.

O evento que acontece até este domingo, dia 23, contou com o apoio e a participação das prefeituras de Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, bem como de várias outras instituições parceiras. O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, destacou em seu discurso durante a abertura, a ligação do extrativismo florestal à economia estadual.

“O modelo tradicional de exploração da floresta, associado aos seringueiros e povos indígenas, tem sido gradualmente adaptado para práticas mais sustentáveis, impulsionadas por políticas públicas e incentivos à bioeconomia”, analisou Mesquita.

O secretário adjunto da Seagri, Edivan Maciel, ver o evento como uma oportunidade de unir a comunidade e incentivar a valorização dos produtos das florestas. “O estado por determinação do governador Gladson Camelí trabalha para fortalecer a agricultura familiar e o fortalecimento das cooperativas”, destacou Azevedo.

O festival é uma vitrine para o setor empresarial da região. De acordo o presidente da Cooperativa de Pecuária, Agricultura e Extrativismo de Assis Brasil (Coopeab), José de Araújo, estão previstos investimentos acima de R$ 5,2 milhões em compras somente pela cooperativa este ano. Ele agradeceu a presença de todos e o esforço da comissão organizadora do evento.

“Hoje é um dia especial para a cultura da castanha em nossa região. Eu estou profundamente agradecido pela grandeza do evento e quero agradecer a todos que contribuíram, a todas as autoridades presentes neste palco”, disse Araújo.

Para o Superintende da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), Manoel Monteiro, “o festival apresenta o melhor da gastronomia, artesanato, música e arte, e um amplo portfólio de produtos e serviços compatíveis com a floresta em pé”, afirmou. A iniciativa não só visa promover a cultura local, mas também reforçar a importância da conservação da floresta e da sustentabilidade.

Os deputados Pedro Longo, Edavlado Magalhães representaram a Assembleia Legislativa. O deputado federal Zé Adriano representou a Câmara dos Deputados. Perpétua Almeida se fez presente representando a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

 

Fonte – Agência Acre

Foto – Jairo Carioca

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps