O início do ano costuma impactar significativamente o orçamento dos brasileiros. Para apoiar seus cooperados, o Ailos – sistema de cooperativas de crédito com mais de 1,6 milhão de cooperados – disponibilizou diversas opções de crédito para pessoas físicas e jurídicas, auxiliando tanto na expansão dos negócios e pagamento de impostos quanto na organização das finanças pessoais, incluindo despesas como matrícula escolar, IPTU e IPVA.
Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, produzido pelo Serasa, em dezembro de 2024 havia 73,51 milhões de pessoas físicas endividadas. O estudo aponta que brasileiros entre 41 e 60 anos representam a maioria da população com nome restrito (35,1%), seguidos pelas faixas etárias de 26 a 40 anos (33,8%), acima de 60 anos (19,3%) e 18 a 25 anos (11,7%).
Com esse cenário, muitas pessoas e empresas buscam crédito para equilibrar suas finanças ou impulsionar seus negócios. Mas qual é a melhor opção?
De acordo com Paulo Henrique da Silva – Coordenador Crédito PF e PJ do Sistema Ailos, a escolha do crédito certo depende do objetivo e planejamento de cada cooperado. “Antes de contratar qualquer linha de crédito, é fundamental avaliar as condições oferecidas, como taxas de juros e prazos de pagamento. A melhor escolha é aquela que se encaixa na necessidade do momento e no orçamento disponível”, orienta.
Pensando nisso, o especialista explica as diferenças entre as principais linhas de crédito no Sistema Ailos:
Para Cooperados PF
Crédito pré-aprovado: uma opção rápida e com contratação diretamente pelo aplicativo, disponível para cooperados que atendem aos critérios internos da Cooperativa. Como não exige nova análise de crédito, pode ser uma alternativa imediata para cobrir despesas inesperadas, como pagamento de compras no cartão de crédito.
Crédito pessoal: Alternativa flexível para quem precisa de valores mais altos ou prazos mais longos. Diferente do crédito pré-aprovado, essa linha exige uma análise personalizada do perfil do cooperado.
Crédito com reciprocidade de cotas: Modalidade que oferece crédito com base nas cotas acumuladas pelo cooperado ao longo do tempo, com taxas mais vantajosas.
Para Cooperados PJ
Crédito para empresas: Indicado para cooperados que precisam de recursos rápidos e sem burocracia. Essa linha é ideal para investimentos imediatos, sem a necessidade de oferecer um bem como garantia.
Crédito com garantia: Para cooperados que possuem bens ou investimentos que podem ser utilizados como garantia, essa linha oferece condições mais vantajosas, como taxas de juros menores e prazos mais flexíveis. Essa modalidade fortalece o provisionamento e a segurança financeira das operações.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Ascom