Geral

Extrativistas de Nova Olinda do Norte e Beruri recebem 8,6 toneladas de castanha-do-Brasil do IDAM

A castanha do Brasil está presente em cerca de 325 milhões de hectares na bacia amazônica, destes 300 milhões de hectares de castanhais se encontram no território nacional amazônico.
Realizada em parceria com o Instituto Excelsa, a iniciativa visa o fortalecimento da produção da semente nos municípios.
A iniciativa visa o fortalecimento da cadeia produtiva da castanha-do-Brasil no Amazonas.

Extrativistas de Nova Olinda do Norte e de Beruri (distantes 135 e 173 quilômetros de Manaus, respectivamente) serão atendidos com 8,6 mil mudas de castanha-do-Brasil, entre esta sexta-feira e sábado (28/02 e 1º/03). A distribuição será realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com o Instituto Excelsa.

A distribuição iniciou nesta sexta-feira, em Nova Olinda do Norte, onde 6,7 mil mudas começaram a ser distribuídas, por meio da Unidade Local (UnLoc) do Idam/Nova Olinda do Norte. Nesta ação, foram beneficiados trabalhadores rurais que já atuam na produção da semente, na comunidade São Francisco e no Projeto de Assentamento Paquequer, na zona rural do município.

“Essa é uma atividade importante para colaborar em duas frentes. Uma é o aumento da renda dos nossos produtores, por meio da produção das castanhas para comercialização, e a outra é na recuperação de áreas degradadas que receberão essas mudas”, destacou o técnico agropecuário florestal do Idam/Nova Olinda, José Nazareno Freitas Viana Junior.

Ainda conforme o técnico, a iniciativa, que contou com o apoio da Secretaria de Produção Rural do município no transporte das mudas, visa o fortalecimento da cadeia produtiva da castanha-do-Brasil.

Beruri

Em Beruri, as 1,9 mil mudas serão entregues no sábado e contemplarão 19 extrativistas do município.

Também oriundas da Fazenda Aruanã, do Instituto Excelsa, as mudas de castanha-do-Brasil beneficiarão extrativistas da comunidade Nossa Senhora do Livramento, na Reserva de Desenvolvimento Piaguaçu Purus; da comunidade Ramal Principal e da Cabeceira, na zona rural de Beruri. Os beneficiados são integrantes do Projeto Prioritário (PP) da Castanha do Idam.

 

Fonte – Agência Amazonas

Foto – Divulgação/Idam

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps