Geral

O governo do Amazonas apresenta na Banhia o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

Com isso, o Amazonas se torna oficialmente o oitavo estado brasileiro a implementar um plano estruturado focado na agroecologia e produção orgânica.
O documento estabelece diretrizes para o fortalecimento dos sistemas de produção orgânica e agroecológica, priorizando a agricultura familiar.
O plano destaca o papel central do Amazonas na agenda nacional de agricultura familiar sustentável.

O Amazonas ganhou destaque nacional durante o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado em Juazeiro (BA), ao lançar oficialmente o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo/AM) nesta sexta-feira (17/10).

A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), pretende consolidar o Amazonas como uma das principais referências do país na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura sustentável e de base orgânica.

Com o Pleapo/AM, o estado reafirma seu compromisso com a produção responsável, o respeito ao meio ambiente e o incentivo a práticas que unem desenvolvimento, inovação e sustentabilidade.

O evento contou com a presença do secretário executivo do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Amazonas (Ceapo) da Sepror, Alexandre Henrique Araújo, que representou o estado no lançamento do plano, além do engenheiro agrônomo Eduardo Rizzo, responsável pela coordenação do grupo que construiu o Pleapo/AM.

“O Plano dá visibilidade nacional ao Amazonas, fortalecendo a execução de políticas públicas voltadas à agroecologia e à produção orgânica. É um marco para os produtores e para o meio ambiente”, destacou Alexandre Henrique Araújo durante a cerimônia.

Oficialmente o Amazonas passa a ser o oitavo estado brasileiros a ter um Plano estruturado voltado para a Agroecologia e Produção Orgânica.

Sobre o Pleaplo

O Plano foi aprovado por unanimidade durante reunião conjunta dos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Sustentável (Cedrs) e de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo), realizada no dia 30 de setembro, no Parque de Exposições Dr. Eurípedes Ferreira Lins, durante a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), em Manaus, em reunião conduzida pelo Secretário da Sepror e Presidente do Ceapo/AM, Daniel Borges.

“Esse Plano contempla diversos setores e nós do Governo do Amazonas, seguindo a determinação do governador Wilson Lima, estamos fortalecendo o Pleapo/AM. Estão todos de parabéns pela efetivação do Plano de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amazonas”, disse Borges.

O documento consolida diretrizes para o fortalecimento dos sistemas de produção orgânica e agroecológica, com foco na agricultura familiar, indígena, quilombola e em assentamentos da reforma agrária.

O plano estadual também valoriza a agrobiodiversidade e o conhecimento tradicional amazônico, reforçando o compromisso com o direito humano à alimentação saudável e adequada.

 

 

Fonte – Agência Amazonas

Foto – Divulgação/Sepror

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps