Geral

Comissão avança e aprova apoio a estudantes da agricultura familiar na rede federal

Projeto busca ampliar oportunidades para estudantes ligados à agricultura familiar.
Medida fortalece a presença desse público na Rede Federal de ensino.
Texto ainda precisa passar por novas etapas antes de virar lei.

Uma decisão importante coloca em destaque o futuro de estudantes da agricultura familiar no Brasil. A Comissão aprovou um projeto que prevê apoio específico para esse público dentro da Rede Federal de ensino. A proposta reforça o papel da educação como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui, entre os objetivos da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a criação de ações afirmativas, políticas públicas e programas para estudantes ligados à agricultura familiar, urbana e periurbana.

A proposta busca garantir suporte financeiro e pedagógico a alunos que vivem e trabalham no campo, para que permaneçam e concluam seus estudos. O apoio será destinado aos matriculados na rede federal de ensino médio técnico e superior.

A comissão aprovou a versão da relatora, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), ao Projeto de Lei 778/19, do senador Chico Rodrigues (PSB-RR). A deputada propôs incluir a alteração diretamente na Pnaes, em vez de alterar a lei de criação dos Institutos Federais, como previa a proposta original.

A relatora disse ainda que a norma original do Senado era vaga e deixava a definição das ações apenas para regulamentação futura, o que dificultaria a aplicação prática do direito. Para a deputada, a assistência prevista é fundamental para a justiça social no campo.

“A medida proposta é pertinente, pois visa combater os efeitos da hipossuficiência de estudantes do campo”, disse a relatora, ao defender que o Estado deve promover a permanência desses alunos no sistema de ensino.

Próximas etapas

A proposta será agora analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como foi rejeitada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, perdeu o caráter conclusivo, e precisará passar pela análise do Plenário.

Para virar lei, o mesmo texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

 

Fonte – Agência Câmara de Notícias

Edição – Coopnews

Foto – Divulgação/Agraer

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps