Geral

Unicred leva educação financeira à Semana ENEF com foco no futuro das famílias

A iniciativa nacional da Unicred na Semana ENEF 2026 reforça a importância da educação financeira para decisões mais conscientes e sustentáveis.
A ação conecta planejamento, equilíbrio e segurança financeira para ajudar pessoas e famílias a construírem um futuro mais estável.
Com orientação prática e acessível, a cooperativa incentiva a preparação financeira para diferentes fases da vida.

A Unicred participa da Semana ENEF 2026 com uma iniciativa voltada à conscientização sobre educação financeira e planejamento de longo prazo. A proposta destaca a importância de decisões financeiras responsáveis diante de uma vida cada vez mais longa e dinâmica. Durante a ação, a cooperativa promove reflexões sobre organização financeira, sustentabilidade e preparação para o futuro. A participação reforça o compromisso da Unicred com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades. A iniciativa nacional também busca aproximar o tema da realidade das famílias brasileiras. Mais do que números, o foco está em escolhas que impactam gerações.

O Sistema Unicred irá participar da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) 2026 que este ano, tem como tema principal: “Educação Financeira: construindo um futuro com longevidade e prosperidade”. O Sistema contará com uma agenda voltada à previdência, proteção financeira e planejamento patrimonial. A programação inclui encontros online, atividades nas cooperativas, conteúdos especiais e a ampliação do Unicred.edu, plataforma gratuita de educação financeira da instituição, que ganhará um novo módulo dedicado à Previdência. A iniciativa faz parte da estratégia da Unicred de ampliar o acesso à informação financeira qualificada e estimular uma relação mais estruturada das pessoas com planejamento de longo prazo e organização patrimonial.

A mobilização ocorre em um cenário em que grande parte da população brasileira ainda apresenta baixa preparação financeira para o futuro. Dados do 9º Raio X do Investidor Brasileiro, da ANBIMA, mostram que 64% dos brasileiros não investem, 55% não guardam dinheiro e apenas 16% iniciaram alguma reserva financeira. O levantamento ainda aponta forte dependência da previdência pública entre aposentados, evidenciando baixa diversificação das fontes de renda ao longo da aposentadoria e pouca construção de planejamento financeiro de longo prazo.

Para o CEO da Unicred do Brasil, Daniel Martin Ely, a educação financeira precisa deixar de ser um tema distante e se tornar uma ferramenta prática na vida das famílias. “Falar sobre educação financeira hoje é falar sobre qualidade de vida no futuro. As pessoas vivem mais, permanecem economicamente ativas por mais tempo e enfrentam custos crescentes ao longo da vida. Isso exige decisões mais conscientes sobre planejamento, proteção financeira e organização patrimonial”, afirma.

Para Ely, esse tema precisa ser presente no cotidiano das famílias, não algo complexo ou fora da realidade de quem está construindo o próprio futuro. “Na Unicred, acreditamos que educação financeira não deve ser um tema difícil ou distante. Participar da Semana ENEF é uma forma de ampliar esse diálogo e contribuir para que mais pessoas construam um futuro com tranquilidade, autonomia e prosperidade”, complementa o CEO.

Como parte da programação da Semana ENEF, a Unicred realizará no dia 21 de maio uma edição do Unitalks, encontro online voltado aos colaboradores do sistema, com participação de Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência, e de Marcelo Hoffmeister, diretor regional da Unicred. O encontro discutirá os impactos financeiros da longevidade, previdência privada, organização patrimonial e estratégias de preparação financeira para o futuro.

Além do encontro online, o Sistema Unicred contará com a participação ativa das cooperativas, que promoverão ações de educação financeira junto às comunidades locais. A iniciativa busca ampliar o alcance das discussões sobre planejamento financeiro, previdência e construção de reserva de longo prazo, fortalecendo o acesso à informação e incentivando decisões financeiras mais conscientes e sustentáveis.

A atuação da Unicred na Semana ENEF 2026 reforça o papel do cooperativismo financeiro na ampliação do acesso à informação e na construção de uma cultura de planejamento de longo prazo. Por meio de iniciativas educativas, conteúdos especializados e ações junto às comunidades, o Sistema busca aproximar temas como previdência, proteção financeira e organização patrimonial da realidade das pessoas, contribuindo para decisões mais conscientes e para uma sociedade financeiramente mais preparada para os desafios do futuro.

O cooperativismo de crédito avança a passos largos no Amazonas. Em Manaus a agência da Unicred esta localizada na Rua Salvador, 495 – bairro Adrianópolis.

 

 

 

Fonte – Ascom

Texto com apoio da Inteligência Artificial/ Edição da Coopnews

Foto – Divulgação/Ascom

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps