Conflito em um momento de competição costuma ser assim: “é do meu jeito ou nada, vai ser o que eu tenho para falar e ponto. Não vou ouvir. Não há negociação”. Entrar em confronto nesse caso é muito rápido, e para seguir para uma situação de desrespeito, um conflito totalmente negativo, é ainda mais fácil.
Mas o conflito pode ser positivo? Segundo a psicóloga e CEO da Eleve Consulting, Shana Eleve, existem cinco formas numa situação de conflito: “o ceder, colaborar, competir, evitar, e o conciliar.” enumera Shana.
Quando existe uma situação de ‘lavar a roupa suja’, por exemplo, seja na vida pessoal ou na vida profissional, o conflito vai existir e se não for algo muito ponderado vai acabar caindo no lado agressivo. E essa agressividade, dependendo da situação, pode chegar ao limite, que é você ir para uma coisa tática, tocar o outro. A raiva aí, a emoção nessa hora, é perigosa. “ nesse momento vem essa emoção básica que é a raiva, você ter raiva do outro a tal ponto que é capaz de ir para cima da pessoa, levantar a voz , e até, numa situação extrema, chegar a agredir. Se eu estiver sendo muito pressionado eu posso ter uma reação instintiva. E aí a única possibilidade para evitar o pior é usar a inteligência emocional e ter uma comunicação assertiva.” explica Shana.
O QUE É UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Uma pessoa que fala que o que tem pra falar respeitando o outro costuma ter uma postura assim: “olha eu não concordo com você por causa disso, daquilo e daquele outro o que você acha?” essa é uma forma assertiva de se expressar e colocar o seu posicionamento em relação a algo que você não concorda. E uma resposta com comunicação assertiva seria mais ou menos assim: ‘Eu vejo por outra perspectiva’, e aí explicar o ponto de vista. Conseguiu perceber a diferença?
Shana ainda explica como é o exemplo no posicionamento contrário. “A forma não assertiva, que é chegar pra pessoa e falar: o que você está falando está errado, o que eu falo é o certo. Outra forma agressiva e não assertiva é fazer caras e bocas. A comunicação não é só falada, você diz muito com um olhar, com um gesto, com a fisionomia e até com a postura corporal. Sarcasmo e deboche são agressividade, é uma comunicação passiva agressiva. Eu não falo direto, mas eu faço careta, na verdade o que eu estou fazendo? Eu estou falando por trás, pelas costas, de um jeito viés, essa é a pior forma de tentar se comunicar, e não tem benefício nenhum. O ideal não é se calar, mas se não conseguir encarar um conflito de forma assertiva usar a maneira passiva para ganhar tempo – eu não vou entrar em conflito agora, mas quando eu estiver preparada para dialogar.-” conclui Shana Eleve.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação