O cônsul-geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, teve encontro nesta segunda-feira (29) com o escritor brasileiro Carlos Nejar para dar início à criação da 1ª Academia Líbano-Brasileira de Literatura, Artes e Ciências no Brasil. Nejar (na foto acima, à esquerda, com Bitar) está entre os mais respeitados escritores brasileiros e é membro da Academia Brasileira de Letras.
De acordo com informações divulgadas pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro, na reunião foram discutidas as linhas gerais da academia, motivos da criação, estatuto, membros e sessões preparatórias. Nejar será o patrono da academia, que tem previsão de lançamento ainda em 2022.
“No Brasil, libaneses, árabes e seus descendentes são parte importante e arraigada da cultura em todas as áreas, notadamente na literatura, nas artes e nas ciências. Para isso, faltava uma instituição de excelência que os representasse, além de dar oportunidades a tantos outros que se destacam em suas áreas”, disse o consulado em material divulgado.
O objetivo da criação da academia é cultivar e preservar a criatividade literária, intelectual, artística e os valores culturais do Líbano e árabes no Brasil, além de salvaguardar, promover e divulgar as obras literárias, artísticas e de ciência dos seus patronos, fundadores e acadêmicos.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação