Variedades

Acontece em Manaus, Coari e Carauari neste domingo o “Faça Bonito”, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A campanha, oficializada pela Lei Federal 9.970/00, visa sensibilizar e mobilizar diversos setores sociais na prevenção e combate à violência sexual.
Em parceria com a Petrobras, o projeto Mobilizar e Agir lidera ações em escolas, centros públicos e locais estratégicos do Amazonas.
As atividades educativas e rodas de conversa vão acontecer em escolas e espaços públicos.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” comemora neste dia 18 de maio 25 anos no Brasil, o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) promove uma série de mobilizações em Manaus, Coari e Carauari por meio do projeto Mobilizar e Agir , realizado em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental . As ações integram a campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” , que neste ano convida a sociedade a fortalecer a rede de proteção e o enfrentamento às violências sexuais.

A campanha, oficializada pela Lei Federal 9.970/00 , visa sensibilizar e mobilizar diversos setores sociais na prevenção e combate à violência sexual praticada contra meninos e meninas. Em 2025, o movimento comemora 25 anos de luta, reforçando o compromisso com o desenvolvimento saudável e protegido da infância e da adolescência brasileira.

Programação em Manaus

A agenda iniciou no dia 12 de maio, com atividades educativas e rodas de conversa em escolas e espaços públicos. As mobilizações seguem até o dia 18 de maio em diversos pontos da capital. A agenda de mobilizações começou no dia 12 de maio, com atividades educativas e rodas de conversa em escolas e espaços públicos. As ações ocorreram até o dia 18, em diversos pontos da capital.

No dia 13, foi realizada uma palestra sobre proteção e prevenção à violência sexual na Escola Estadual Liberalina Weill.No dia 14, houve um encontro com a Associação Pestalozzi. No dia 15, uma ação de sensibilização com panfletagem aconteceu no centro de Manaus, com ponto de encontro no Mercado Municipal. No dia 16, ocorreu uma mobilização no Porto da Ceasa, envolvendo trabalhadores e visitantes do terminal.

18/05 (domingo)

Complexo Turístico da Ponta Negra – Grande mobilização de encerramento da campanha com atividades educativas, culturais e interativas abertas ao público

Ações nos municípios de Coari e Carauari
Além da capital, o IACAS também realiza mobilizações nos municípios de Coari e Carauari, localizados no interior do Amazonas. Em ambas as cidades, as ações acontecem em escolas municipais, com palestras educativas, oficinas socioeducativas e panfletagem, voltadas para estudantes, educadores e famílias. As atividades locais envolvem ainda representantes de conselhos tutelares, lideranças comunitárias e redes de proteção à infância, fortalecendo o trabalho em rede e o engajamento social.

Por que “Fazer Bonito”?

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das mais graves e persistentes dos direitos humanos. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública , a maioria das vítimas tem até 13 anos, é do sexo feminino e negro, e sofre abusos dentro do próprio ambiente familiar. A campanha “Faça Bonito” convida cada cidadão e cidade a assumir a responsabilidade ativa na prevenção dessas coisas transparentes, fortalecendo políticas públicas e ações em rede.

O símbolo da campanha – a flor-amarela – representa a fragilidade da infância e o compromisso com sua defesa.

Sobre a campanha

O “Faça Bonito” é promovido nacionalmente por redes e comitês de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. Além da mobilização social, a campanha reforça a importância da Lei 13.431/17 , que organiza o sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

 

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps