A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou o 2º Curso “Boas Práticas de Manipulação e Higienização de Alimentos”, na última segunda-feira (5/3). O curso, voltado para agricultores que atuam nas feiras de produtos regionais, atende às exigências da legislação e prepara quem trabalha com alimentos para os cuidados com a segurança alimentar dos consumidores.
“Estamos trabalhando para que todos os agricultores das nossas feiras entendem a importância dessas capacitações. Em até no máximo dois anos, todos que atuam nas feiras da ADS estarão aptos para o manuseio correto de qualquer alimento a ser comercializado”, explica o diretor da ADS, Lúcio Flávio.
Dentre os assuntos abordados pela engenheira de alimentos Sergimara Araújo, estavam orientações não apenas sobre os alimentos nas feiras, mas também sobre os ambientes onde os peixes são tratados, onde as frutas são armazenadas e assim por diante. “É importante que todos tenham uma visão ampliada sobre tudo, porque os detalhes muitas vezes é que fazem a diferença”, esclarece Sergimara.
Mudança de vida – Alessa Freire e Etelvina Silva moram distante de Manaus. Todos os dias as obrigações são prioridade. Esta semana pediram ajuda dos familiares para participarem do curso. “Eu melhorei de vida com a feira da ADS. Não quero mais ficar na incerteza das vendas. Com o curso, garanto meu lugar e minha renda”, assegurou Alessa.
Já Etelvina, que comercializa a produção de hortaliças e frutas de própria produção, revela que até o inicio da aula tinha uma ideia diferente do curso. “Achei que era um monte de coisas que nós já sabíamos, mas vi que todos os dias aprendemos coisas novas. Estou muito feliz de ter participado e aprendido tanto”, afirma Etelvina.
Com o aumento no número de feiras, tanto na capital quanto no interior, aquilo que inicialmente era um projeto já está estabelecido, sendo dessa forma alvo das rotineiras fiscalizações dos órgãos responsáveis como Agencia de Defesa e Vigilância Sanitária.
Apesar de saber da rotina pesada dos agricultores, o Departamento Pedagógico do Sistema Sepror tem enfatizado a importância de cada uma das famílias que participam das feiras, de se fazerem presentes às capacitações e ao curso. “Sabemos que para eles é difícil por muitos motivos, mas é essa preparação que vai garantir a renda deles e a melhor qualidade de vida que eles têm desde que começaram a comercializar a própria produção”, completa Ellen Holanda, do Departamento Pedagógico do Sistema Sepror.
Fonte – Secom