Alunos da Fundação Matias Machline (FMM) apresentam nesta quarta-feira, dia 11 de dezembro, diversos projetos que resultaram em soluções para inclusão social e soluções práticas para problemas da sociedade, durante a I Feira de Tecnologia e Inovação.
Dentre os projetos desenvolvidos estão: um aplicativo voltado ao auxílio de pais e professores na comunicação com crianças com transtorno do espectro autista (Tea), aplicação móvel com o uso de Jogos que visa o auxílio ao desenvolvimento de processos cognitivos de crianças 6 à 12 anos de idade com Síndrome de Down, e um aplicativo que facilita o ensino da fauna amazônica para crianças através da realidade virtual visando a conscientização ecológica e preservação das espécies.
Durante todo o dia, também serão realizadas discussões voltadas ao comportamento social perante as novas tecnologias, conceitos da Indústria 4.0 e a internet das coisas.
É a primeira vez que a FMM realiza uma feira aberta ao público. O evento deve reunir 5 mil pessoas, entre ex-alunos, familiares, universitários, empresários e sociedade em geral.
A programação, que vai das 9h às 18h30, conta com palestras, workshops e atividades culturais. Além de exposição de projetos desenvolvidos por alunos da FMM, como aplicativos, dispositivos e sistemas tecnológicos com utilidades e soluções práticas para problemas da sociedade.
“O evento é uma oportunidade para as pessoas conhecerem o trabalho realizado na Fundação, que é uma referência em educação inovadora, tecnológica e sustentável no Amazonas”, afirma Nancy Cavalcante, Diretora de Ensino e Pesquisa da FMM.
A ideia dos organizadores é chamar atenção para o tema no Amazonas, que, segundo um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), ocupa o 9º lugar entre os estados brasileiros mais inovadores do Brasil. No ranking mundial, o Brasil é o 64º no quesito de inovação.
Sobre a FMM
Com 33 anos de existência, é um dos maiores projetos sociais da Região Norte e do Brasil. A instituição oferece ensino médio técnico gratuito para jovens que cursaram o ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino. Milhares de jovens já foram beneficiados com o ensino baseado em valores sociais e humanitários, além de formação técnica nas áreas de informática, mecatrônica e eletrônica.
PROJETOS DE APLICATIVOS QUE SERÃO APRESENTADOS
1 – Aplicativo voltado ao auxílio de pais e professores na comunicação com crianças com transtorno do espectro autista (Tea)
2- Aplicação móvel com o uso de Jogos que visa o auxílio ao desenvolvimento de processos cognitivos de crianças 6 aos 12 anos de idade com Síndrome de Down.
3- Aplicativo que facilita o ensino da fauna amazônica para crianças através da realidade virtual visando a conscientização ecológica e preservação das espécies.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação




