Ciência e Tecnologia

Alunos do curso de Ciências Econômicas da UEA realizam mapeamento socioeconômico em comunidades indígenas

O Mapeamento socioeconômico é uma ferramenta de gestão que permite identificar vulnerabilidades e potencialidades, e avaliar a qualidade de vida da população.
O projeto vai permitir o acesso a serviços e assessorias ofertados pelos estudantes de Ciências Econômicas da UEA.
Mapeamento socioeconômico é a análise de dados socioeconômicos para compreender as características de uma localidade.

Com o intuito de estruturar as demandas por ações extensionistas em comunidades indígenas, os alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão desenvolvendo o projeto “Mapeando Demandas Extensionistas e Fomentando a Economia Solidária em Comunidades Indígenas de Manaus- Am”. Por meio da disciplina Laboratório de Extensão, o projeto iniciou a primeira etapa no sábado (12/4), na Comunidade Indígena Waurite Ipixuna, localizada no Distrito II.

A Prof. Dra. Girlian Silva de Sousa e Prof. Me. Armando Clóvis Souza, docentes responsáveis pela disciplina, explicam que o objetivo do projeto visa a melhoria socioeconômica dos comunitários em três comunidades indígenas sendo elas: Monte Horebe, Lua Verde e Yawarité Ipixuna.

Segundo os coordenadores, os alunos foram acompanhados pelos professores na ação realizada na Comunidade Indígena Yawarité Ipixuna visando levantar o perfil socioeconômico dos comunitários. Segundo os professores, o levantamento de dados sobre a realidade socioeconômica das comunidades constitui a etapa inicial do projeto e permite a identificação de demandas extensionistas a serem atendidas.

“O projeto oportunizará aos comunitários, o acesso a serviços e assessorias ofertados pelos estudantes de Ciências Econômicas, buscando estimular a geração de renda, o trabalho decente e a melhoria na qualidade de vida nas comunidades, colaborando com o ensino, pesquisa e extensão, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas”, disse o professor Dr. Armando Clóvis.

A coordenação do projeta ainda informa que contará com a participação da Cáritas Arquidiocesana de Manaus e, a mesma, impulsionará por meio de cursos, oficinas a capacitação e a profissionalização de artesãos para o comércio de produtos artesanais e gestão de microempreendimento em economia solidária.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação/Ascom

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps