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Amazonas Energia investe na expansão e melhoria de rede

A Amazonas Energia ampliou o sistema de distribuição de energia elétrica nos 62 municípios amazonenses. O investimento de R$ 116 milhões foi direcionado para a troca de fiação e implantação de novos cabos, colocação de novos postes, assim como de equipamentos atrelados ao funcionamento do sistema como transformadores. Grande parte desse investimento integra o planejamento da empresa e também está relacionado ao atendimento das demandas da comunidade.

Segundo Carlos Firmino, gerente do Departamento de Engenharia e Obras, o plano de expansão contempla todas as zonas da região metropolitana de Manaus. “Essas regiões foram escolhidas por causa do aumento populacional, assim como o crescimento de novos empreendimentos ou ampliação dos já existentes na área. O planejamento é feito para o ano seguinte. Em 2023, estamos dentro das etapas projetadas. Algumas vezes, precisamos retardar o fechamento de uma meta em virtude de uma demanda emergencial”, relatou Firmino.

Segundo ele, as demandas que chegam por ofícios dos moradores também são objeto de análise por parte da concessionária e incluídas no plano de expansão. O gerente explica que as entidades demandantes, normalmente associações de bairro, enviam a solicitação via protocolo geral da empresa e via Ordem de Serviço (OS) aberta pelo Comercial da Amazonas Energia. A concessionária responde os ofícios sobre as demandas em até 15 dias.

Além dessas solicitações, existem, também, áreas de consumo clandestino de energia elétrica, mapeadas pela distribuidora e que receberam obras para a regularização do fornecimento de energia desses consumidores.

“Nos anos de 2022 e 2023, recebemos 84 pedidos oriundos em forma de ofício. Esse número é 10% maior do que no ano anterior”, acrescentou Firmino.

De acordo com o gerente do Departamento de Engenharia e Obras, com isso passou-se a contar com mais 22 mil Unidades Consumidoras (UC). “São clientes que passaram a receber o serviço regularmente. Vale ressaltar que, deste número, soma mais de 225 mil clientes inseridos na Tarifa Social, benefício do Governo Federal que atende as unidades residenciais de famílias de baixa renda”, informa Firmino, completando que o Tarifa Social propicia redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, podendo chegar até 100% para indígenas e quilombolas.

Desafios

O Departamento de Engenharia e Obras possui uma série de ações programadas que fazem parte do seu planejamento anual de obras, as quais objetivam a expansão e a melhoria do sistema se distribuição de energia elétrica na cidade de Manaus, dentre as quais estão a adequação de circuitos e extensão de rede de média e baixa tensão; instalação de equipamentos de qualidade e extensão e recondutoramento de novos alimentadores.

Conforme o gerente, a execução dos serviços supracitados são obrigação da concessionária e garantem a constante melhoria do sistema e o fornecimento de energia com qualidade aos consumidores.

“A não execução dessas obras podem representar o colapso do sistema, bem como comprometer a qualidade do fornecimento de energia para níveis críticos, trazendo transtornos e prejuízos aos consumidores e à concessionária”, ressalta o gerente. Ele relembra que desde 2021, a Amazonas Energia tem sofrido com os impedimentos de parte da população aos seus serviços. “Essas ocorrências têm sido cada vez mais frequentes e violentas, quer seja pelas ameaças aos trabalhadores da concessionária e seus parceiros, quer seja pelas várias situações de depredação do patrimônio da empresa, como a quebra de caminhões, equipamentos de sinalização, escadas etc.”

Firmino garante que as consequências por conta da inexecução desses serviços já são percebidas pelos consumidores, uma vez que essas ações são necessárias para a garantia da qualidade no fornecimento de energia elétrica (níveis de tensão adequados, diminuição na frequência e duração das interrupções, etc).

“Ressaltamos que essas ações de impedimento aos nossos serviços vêm acontecendo em todas as zonas de Manaus”, diz o gerente. Segundo ele, elas ocorreram em pelo menos 16 bairros, sendo que, em muitos casos, as pessoas que tomam frente destes atos estão presentes em diferentes bairros. “Isso demonstra, em muitos casos, que essas ações são premeditadas e não partem, necessariamente, da iniciativa dos moradores locais.”

O gerente do Departamento de Engenharia e Obras afirma que já foram registradas pelo menos 81 programações canceladas por impedimentos da população, no período de 2021 a 2023. “Além das evidências fotográficas, nossos técnicos fazem o registro por intermédio de Boletim de Ocorrência.”

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

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