Amazonas Filarmônica apresenta obras orquestrais de sucesso neste sábado 4 de novembro, no Teatro Amazonas
Como parte da programação da Série Guaraná XIV, a Amazonas Filarmônica apresenta, no próximo sábado (4), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, seis obras orquestrais de sucesso. O evento, que tem entrada gratuita, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
O repertório, que será apresentado em 1h, tem a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini; “Dança Húngara nº 5″ em sol menor, de Johannes Brahms; a “Abertura 1812″, de Tchaikovsky; Intermezzo da zarzuela, “La boda de Luis Alonso”, de Gerónimo Giménez; “Bacanal”, da ópera “Sansão e Dalila”, de Charles-Camille Saint-Saëns e um trecho de “The Stars and Stripes Forever”, do compositor John Philip Souza.
O concerto terá regência de Otávio Simões, regente assistente da Amazonas Filarmônica. O maestro explicou que as obras foram escolhidas como uma amostra da música orquestral de diversos países, representando regiões diferentes.
“Temos Itália (Rossini), Alemanha (Brahms), Espanha (Giménez) Estados Unidos (Souza) e outros. Estas obras já fazem parte do repertório da Filarmônica e são conhecidas no mundo inteiro. Apesar da familiaridade com o repertório, as obras não deixam de ser um desafio para a nossa orquestra, como no caso da Abertura 1812, de Tchaikovsky”, destacou Simões.
Simões também comentou que o evento de sábado é uma versão reduzida do concerto “Sucessos orquestrais”, que ele rege desde 2015. “Sempre preparo este concerto, que é uma seleção de obras famosas. No Teatro Amazonas, faremos uma versão de uma hora, sem intervalos”, informou o maestro.
Série Guaraná XIV – Em sua décima quarta edição, a Série Guaraná é a temporada anual de concertos da Amazonas Filarmônica, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
A série iniciou no ano de 2003 e, durante seus anos de realização, trouxe ao público apresentações inéditas de peças sinfônicas, bem como a participação de renomados artistas do mundo musical erudito.
Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura. Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook, http://Twitter e @SEC_Amazonase e Instagram .
Fonte – Secom