O Natal navega pelos rios da orla de Belém no projeto Amazônia Luz, que convida o público para estar a bordo de uma embarcação decorada no clima natalino. O roteiro visita diversos pontos turísticos da capital, fazendo paradas para receber o público apresentando programação para toda a família com contação de histórias e uma galeria de arte com painéis de grafite. O projeto começa neste sábado, 18, e segue até o dia 28, com visitação gratuita na Escadinha da Estação das Docas, Praça Princesa Isabel, Cotijuba, Icoaraci e Combu.
O acesso ao barco, em cada um desses pontos, acontece das 19h às 22h, em grupos de 50 pessoas, a cada 30 minutos. A entrada é gratuita e censura livre. Como medida de contenção da Covid-19, será necessário a apresentação da carteira de vacinação com as duas doses tomadas, obrigatório uso de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos na entrada do barco.
“É a primeira vez que a gente consegue fazer uma decoração desse porte, onde a população ribeirinha também vai poder visualizar e usufruir. A estrutura de iluminação do ferry-boat e as atrações dentro dele também servem para resgatar o espírito natalino com as nossas identidades regionais. As pessoas devem visitar a embarcação por onde ela passar”, diz Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, empresa patrocinadora do projeto, através da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e do Governo do Estados. O Amazônia Luz é uma realização da Cavalléro Produtora e CriAtiva Produções e Eventos. Parceria Luca Engenharia, Consultoria e Representações.
Para a produtora do projeto Lany Cavaléro “a proposta é trazer o público para o encantamento do natal sem perder a nossa identidade amazônida. Durante a visitação o barco estará parado no local onde a população poderá fazer fotos e participar da programação com papai noel, contação de histórias e exposição de artes em seu interior”.
Programação
A embarcação traz um andar inteiro de exposição com obras de dez artistas do coletivo Tinta Preta. “O grafite é uma rede universal, que nos leva a vários espaços. Onde nem imaginamos que podemos entrar, ele abre a porta e nos coloca lá dentro”, diz Mina Ribeirinha, artista urbana que há mais de 20 anos atua na criação de grafites.
O projeto Amazônia Luz também convida o público ao mundo dos sons. Com curadoria das músicas natalinas assinada por Pedrinho Cavalléro, a trilha sonora da exposição traz autores paraenses como Salomão Habbib e Ronaldo Silva.
Nos 10 dias de evento, também serão apresentadas 60 sessões de contação de história, com um vasto elenco de artistas. “São histórias com temáticas natalina e amazônica, voltadas para o público infantil mas que possuem uma qualidade que abraça também o público adulto. Ou seja, estamos trabalhando para a família”, destaca Kadu Santoro, ator, arte-educador e curador da programação de contação de história do projeto.
“O poder de ludicidade e encantamento que uma história pode criar é fabuloso para a formação do ser humano. As histórias criam nas crianças imagens, possibilidades e isso faz que, no decorrer de sua vida, ela se torne mais empática, criativa e mais proativa”, comenta Santoro.

Fonte – Ascom
Foto – Divulgação




