O papel é um dos materiais mais reaproveitados no mundo, sendo um dos objetos com maior taxa de reciclagem do mundo. Segundo dados levantados pelo Fórum Econômico Mundial, em 2021 foram reciclados mais de 50 milhões de toneladas, uma taxa de 68% do que foi produzido neste período.
No Brasil o setor de reciclagem também tem uma atuação grande, sendo um dos principais países neste setor. A Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP), instituição sem fins lucrativos, nasceu com este objetivo de auxiliar a reutilização do papel na sociedade, apoiando as empresas que se dedicam a comprar as aparas.
“O Brasil tem uma alta taxa de reciclagem, muito também pelas questões sociais do país. É preciso que tenha um auxílio de perto com essas empresas que compram as aparas de papel, ajudando a dar o destino correto, e oferecendo todo o suporte com determinadas questões do setor”, comenta Pedro Vilas Boas, Presidente Executivo da ANAP.
Há mais de 42 anos auxiliando as empresas do setor de aparistas de papel, a ANAP já ajudou a reciclar mais de 130 milhões de toneladas, além de realizar pesquisas sobre a quantidade de material processado por ano, e atuando junto aos órgãos federais para fomentar o setor na sociedade.
“Temos que pensar a atuação do setor como um todo. Não adianta auxiliar as empresas em uma ponta, e esquecê-la de outro lado. Por isso fornecemos estatísticas do ano, e atuamos em conversas com os órgãos públicos responsáveis por esse cenario”, explica Pedro Vilas Boas.
A ANAP hoje está atuando junto à recém criada frente parlamentar dos recicladores, para que tenha representantes no congresso nacional que defendam o setor, e ajudem a sociedade a reciclar ainda mais as aparas de papel.

Fonte – Ascom
Foto – Divulgação




