Nesta quarta-feira, 15 de maio, Carolina Pedrosa, doutoranda na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, recebe Simony dos Anjos e Lola Aronovich, duas grandes ativistas feministas, para um evento que debaterá estratégias de segurança voltadas para mulheres em ambientes digitais. A mesa redonda discutirá Diálogos e alianças possíveis na proteção das mulheres contra o discurso de ódio na internet.
O debate será no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), das 10 às 11h45, e é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. O público também pode acompanhar o encontro remotamente e em tempo real pelo canal no YouTube do departamento.
Carolina Pedrosa é formada em Audiovisual pela USP e atualmente pesquisa o uso da imagem feminina nas redes sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA. O evento foi idealizado e será mediado por ela, em parceria com a Empresa Jornalismo Júnior e o grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade.
Simony dos Anjos é cientista social, mestre em educação e doutoranda em antropologia. Ela faz parte da Rede de Mulheres Negras Evangélicas e do grupo de colunistas da revista digital Carta Capital, abordando assuntos sobre religião, negritude e feminismo. Em 2020, Simony foi a única mulher candidata à prefeitura de Osasco, pelo PSOL.
Lola Aronovich é uma ativista argentina, naturalizada brasileira, pedagoga e professora-associada na Universidade Federal do Ceará. Desde 2008, ela faz publicações no blog Escreva, Lola, Escreva sobre assuntos relacionados a “feminismo, cinema, literatura, política, mídia, bichinhos de estimação, maridão, combate a preconceitos, chocolate” e outros temas. Seu nome batiza a Lei Federal 13.642, que prevê a investigação de quaisquer crimes digitais que difundam conteúdo misógino, em função das ameaças de morte sofridas por ela com as publicações combativas em seu blog.
Fonte – USP
Foto – Divulgação