Tecnologia é indispensável para os bons negócios

Ciência e Tecnologia

O rápido avanço em inteligência artificial e ferramentas de comunicação acabou gerando nas empresas uma dependência das soluções tecnológicas para melhor funcionamento e continuidade das mesmas. Além dessas soluções ajudarem na redução de custos, geram melhorias dos processos operacionais e gerenciais. Em outras palavras, a tecnologia se tornou indispensável para os bons negócios.

Como essa tecnologia está presente nas companhias?

A tecnologia está disponível, desde um simples acesso à internet até a gestão completa do relacionamento com o cliente. Todas as atividades de uma empresa estão ligadas de alguma forma com a tecnologia.

As soluções tecnológicas se apresentam como soluções, mesmo. Com o uso delas, por exemplo, organizações são capazes de colocar inúmeras atividades no piloto automático, direcionando o tempo e a energia dos colaboradores para pontos mais estratégicos, o que gera um impacto positivo para a empresa.

Os profissionais de diversas áreas podem contar com a ajuda tecnológica para se orientarem em suas ações dentro da empresa, diariamente. Ações simples, como, checagem de agenda, agendamento automatizado de reuniões, acesso e compilamento de dados em tempo real, reconhecimento facial, entre outras.

Uso da tecnologia em meio à pandemia

Com a instalação da pandemia que assolou o mundo, o uso da tecnologia ficou ainda mais em evidência e pôde-se observar novos padrões de atividades automatizadas, sendo cada vez mais necessárias para a ininterrupção da cadeia produtiva humana.

As adaptações ao uso da tecnologia precisou acontecer de forma muito rápida, como por exemplo, à adaptação ao modelo de aulas à distância ou ainda empresas que buscaram novas funcionalidades para conseguir integrar as equipes e ter produtividade durante o trabalho remoto Além disso, podemos citar os negócios baseados em vendas presenciais que começaram a operar via e-commerce. A transformação digital foi acelerada e o uso da tecnologia se tornou quase que regra para a continuidade dos negócios.

O consultor de Tecnologia e Engenharia da absolut technologies, empresa integradora global de soluções de colaboração e videoconferência, Tomi Terahata, acredita que o futuro das empresas neste novo normal, está totalmente interligado ao nível de seus investimentos tecnológicos. “Assim como em todos aspectos da vida, as formas e relações de trabalho se transformam ao longo tempo. Portanto, as empresas que não conseguirem enxergar este fato, estão condenadas à perda de competitividade.”

Para que uma empresa cresça e se mantenha atuante no mercado, é essencial que ela invista em soluções tecnológicas. Tanto em cenário de crise, quanto em qualquer outro, investir em tecnologia é o primeiro passo para que as empresas gerem eficiência nos processos.

 

 

Fonte – Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade.
Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diária.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta