Feira da Ciência do Amapá vai ter programação on-line e abordagem sobre a mulher digital e jovem empreendedor

Ciência e Tecnologia

Inicia na próxima terça-feira, 29, e vai até o dia 1º de outubro, a oitava edição da Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap). Este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o evento acontecerá de forma on-line, por meio do canal da Secretaria de Estado da Educação (Seed) no Youtube (clique aqui), e contará com uma programação diferenciada.

Promovida anualmente desde 2013, a Feceap recebe projetos científicos de várias áreas do conhecimento, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, além de estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

Em lives, a Feira abordará temas relacionados a participação da mulher no meio digital e jovens empreendedores no mundo dos negócios, além do lançamento de um livro sobre educação inclusiva. Para o professor Gilvandro Pantaleão, membro da equipe de organização da Feceap, o momento de pandemia exigiu mudanças na organização do evento.

“Nas edições anteriores tínhamos equipes de profissionais do Centro de Atividades em Altas Habilidades (CAAH), que trabalhavam com a avaliação dos projetos recebidos. Contávamos também com professores das universidades do estado e visitação das escolas públicas e privadas e da comunidade em geral. Por conta da pandemia, este ano não teremos a submissão de trabalhos, mas apenas lives com palestras e relatos de experiências de estudantes”, explicou Pantaleão.

Duas oficinas foram preparadas em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap). A primeira será sobre Lógica de Programação, que consiste em apresentar aos estudantes da educação básica os princípios da programação de computadores. Nela, os estudantes compreenderão o que é o pensamento computacional de forma lúdica, sem a necessidade do uso de computador. Acesse o link de inscrições aqui.

A segunda oficina, que acontecerá nos dois últimos dias da feira, abordará Programação Android e tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo usando programação em blocos com a plataforma do MIT App Inventor. Está programada uma pequena introdução aos estudantes sobre lógica de programação seguindo as etapas para a criação do jogo como a criação do design, lógica com blocos e testes em tempo real com os smartphones. Acesse o link de inscrições aqui.

A Feceap faz parte do circuito nacional de feiras científicas realizadas em outros estados, como Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul, que estão interligadas a eventos científicos internacionais, a exemplo da MILSET AMLAT entre outras com parceria com a WIFA.

 

 

Fonte – Governo do Amapá

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta