Veja como evitar golpe da ‘clonagem’ de perfil do WhatsApp

Ciência e Tecnologia

Há muitos relatos de contas do whatsapp que estão sendo duplicadas por golpistas para pedir dinheiro para conhecidos das vítimas ou para roubar dados dos usuários.

As fraudes são de difícil identificação porque, normalmente, utilizam até mesmo uma foto de perfil da vítima para que os contatos acreditem que, de fato, é aquela pessoa conhecida.

Diante disso, Altieres Rohr, fundador de um site especializado na defesa contra ataques cibernéticos, preparou algumas dicas que vão ajudar a não cair em golpes desse tipo. Confira!

Migração correta de número

Se você comprou um novo chip com um número diferente, mudou de estado ou precisa de trocar de número por qualquer razão, o WhatsApp possui um procedimento chamado “Mudar número” no menu “Conta”.
Quando você usa esse recurso, sua nova conta do WhatsApp (no novo número) terá acesso aos mesmos grupos que a anterior. Além disso, seus contatos podem receber uma notificação avisando que seu número mudou.

Com isso, a mudança de número é mais legítima. Os criminosos têm mais dificuldade para realizar esse procedimento. Se você não fizer isso quando trocar de número, é justo que os contatos desavisados desconfiem.

Faça uma ligação

Se desconfia que um contato não é quem diz ser, sugira uma ligação e tente reconhecer a voz da pessoa. Pergunte se houve mesmo a troca de número.

Denuncie o perfil fraudulento ao WhatsApp. Você pode denunciar mensagens e perfis dentro do próprio aplicativo. Na visualização de mensagens, toque no número de telefone (ou nome do contato) no topo da tela para acessar a tela de visualização de contato. Role até o final da tela para encontrar o botão “Denunciar contato”.

Esconda foto de perfil e o número

É mais difícil replicar sua conta de WhatsApp se a sua foto de perfil não for pública. Toque no menu três pontos, Conta e Privacidade. Em “Foto do perfil”, deixe a opção “Meus contatos” para garantir que apenas pessoas em sua lista de contatos possam acessar facilmente a sua foto de perfil.

Esconda seu número de telefone. Há redes sociais, como o Facebook, que permitem divulgar o seu número de telefone. Também há pessoas que, por questão de trabalho, colocam o número em perfis no Instagram e outras redes.

A divulgação do número de telefone facilita a montagem de golpes como este, que requerem apenas informações pessoais das vítimas. Da mesma forma, se você participar de grupos públicos de WhatsApp, esteja ciente de que o risco de ataques é maior.

Apps que pedem informações de contatos

Muitos aplicativos podem solicitar acesso às informações dos contatos no celular. A maioria dessas solicitações é legítima e realmente necessária para que alguns apps funcionem, mas desconfie de apps que vinculam seus contatos a funções on-line. Alguns desses apps, especialmente para Android, são instalados fora da Play Store, a loja do Google.

Proteja a conta que armazena seus contatos. Os contatos do celular normalmente ficam vinculados à sua conta Google ou ID Apple, mas também é possível sincronizar contatos com outros serviços, como o Outlook da Microsoft.

Seja qual for a conta que você utiliza para gerenciar seus contatos no celular, ela também deve ser protegida com verificação em duas etapas. Se a conta for acessada por criminosos, eles podem fazer um download dos seus contatos para tentar aplicar golpes se passando por você.

É impossível impedir que criminosos tentem enganar as pessoas com esse tipo fraude. Mas por isso mesmo é muito importante estar ciente dos riscos. Um número de telefone muito usado para trabalho, por exemplo, tende a ser mais divulgado.

Além disso, não é viável esconder a foto quando ela faz parte de um atendimento e você não quer adicionar todas as pessoas como contatos. Como vocês logo perceberam o golpe e não houve nenhum prejuízo, o resultado já foi muito bom.

Suspeita de fraude

Em caso de suspeita de acesso à conta onde estão armazenados os contatos (Google, Apple, Microsoft), recomenda-se a troca da senha de acesso.

Quando há suspeita de acesso indevido ao celular, o procedimento mais eficaz é a restauração das configurações de fábrica.

 

 

 

Fonte – Contábeis

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta