Candidatos gastam mais de 800 mil em anúncios nas redes sociais no primeiro turno

Ciência e Tecnologia

Durante o 1 turno, os candidatos ao cargo majoritário, em Manaus, gastaram mais de R$ 800 mil em anúncios nas redes sociais. O valor inclui os 11 candidatos que concorreram à Prefeitura de Manaus. O último relatório Benchmarking Digital: eleições 2020 aponta que o candidato Alfredo Nascimento foi o campeão de impulsionamentos nas redes sociais, totalizando R$145.450,00 em anúncios.

Em segundo lugar, está Ricardo Nicolau que chegou a investir em anúncios pagos, mais de R$130 mil. Já o candidato Amazonino Mendes chegou ao valor de R$121 mil, só neste 1º turno. Os dados foram coletados e analisados pela iMarketing Agência Digital.

Outros candidatos: Capitão Alberto Neto (R$ 101.467); David Almeida (R$ 100.650); José Ricardo (R$ 92.384); Romero Reis (R$ 59.111); Coronel Menezes (R$ 29.987); Chico Preto (R$ 14.498); Marcelo Amil (R$ 1.596) e Gilberto Vasconcelos (R$ 833).

O valor total gasto pelos candidatos eleitorais nas mídias sociais ao longo do período de 20 de setembro até 14 de novembro, gerou a quantia de R$ 804.588,00, registrada nesta última análise do Benchmarking Digital dos candidatos a prefeito de Manaus. Esses números são retirados da biblioteca de anúncios do Facebook.

Presença digital dos candidatos a prefeito de Manaus

A cada semana, cada candidato foi ganhando força, reconhecimento e eleitores em suas redes sociais. Além do valor investido por cada um dos 11 candidatos, analisamos, durante esses 3 meses, as principais métricas com os rankings de curtidas, comentários, compartilhamento.

No Facebook

A métrica de engajamento também foi analisada neste estudo, cada candidato obteve o percentual de acordo com o seu público na rede social. A página do Coronel Menezes liderou nessa última semana, com a porcentagem de 44,86%, um bom resultado. Depois dele, Ricardo Nicolau ficou em segundo lugar, com 23,14%, um bom desempenho nesses últimos 7 dias no Facebook.

No Instagram

Os candidatos vieram ganhando muitos seguidores em seus perfis. Nessa última semana, o Capitão Alberto Neto ganhou mais de 6 mil seguidores, chegando ao total de 164 mil seguidores em sua rede social. David Almeida também alcançou um número considerável de seguidores, sendo 5.240, totalizando 48.662 em seu Instagram.

Sobre a pesquisa

Os dados apresentados na Relatório Benchmarking Digital: Eleições 2020 foram coletados a partir da ferramenta Fanpage Karma, que possibilita o monitoramento de diferentes indicadores de desempenho dos perfis profissionais das redes sociais. Dessa forma, foi possível acompanhar os dados atualizados das campanhas eleitorais.

 

 

Fonte – iMarketing Agência Digital

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta