Inpa realiza V Simpósio de Biologia Aquática e Pesca na Amazônia

Ciência e Tecnologia

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, entre os dias 14 e 17 de novembro, o V Simpósio de Biologia Aquática e Pesca na Amazônia. Este ano, o evento traz como tema “A importância da pós-graduação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”. As inscrições para o segundo lote estão abertas até 17 de novembro com o valor de R$45,45 (+ taxa de R$4,55) e podem ser feitas através do site do evento.

O simpósio é organizado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (PPG-BADPI) e tem como objetivo divulgar o curso, mostrando o que tem sido realizado em termos de pesquisa e formação de recursos humanos. É destinado à pessoas que queiram conhecer mais sobre o programa, às quais em sua maioria são graduados e graduandos que querem seguir a carreira acadêmica.

Kyara Formiga, pesquisadora do Inpa e coordenadora do programa, diz que essa será a primeira edição presencial do simpósio, após três anos de limitação social e que por isso a expectativa é grande. “Temos cerca de 140 inscritos e esperamos com esse evento discutir e refletir sobre o tema proposto para este ano que é a Importância da Pós-Graduação para o Desenvolvimento Sustentável”, frisa.

A programação do simpósio incluirá palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e mesas-redondas. Entre os palestrantes estarão alguns dos principais especialistas mundiais em biologia aquática e pesca na Amazônia. Entre os minicursos, destaque para “Extração e quantificação de DNA ambiental em amostras de água”, “Introdução à linguagem DELTA: taxonomia computacional” e “Carcinicultura Sustentável”.

Além disso, os estudantes e pesquisadores terão a oportunidade de apresentar resultados de suas pesquisas sobre o assunto e as mesas-redondas serão um espaço para discussão de temas de interesse comum para a comunidade científica. Durante a programação haverá também um concurso de fotografia, com o tema “Fotos voltadas para ambientes ou organismos aquáticos”.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

 

Deixe um comentário