Variedades

Com prevenção e controle, celebra – se hoje o Dia da Malária nas Américas

A República Dominicana, Belize e Suriname, bem como o estado mexicano de Quintana Roo e a cidade brasileira de Manaus, receberam o prêmio Campeões Contra a Malária nas Américas de 2023 da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) por suas ações sustentáveis para a eliminação da malária.

Os prêmios foram entregues em um evento para celebrar o Dia da Malária nas Américas, que ocorre em 6 de novembro. Durante a aividade, a OPAS e seus parceiros reconheceram os esforços nacionais e subnacionais desses países, bem como o impacto que os projetos tiveram no combate à malária e na melhoria da saúde de suas populações.

“Apesar dos desafios significativos que permanecem na eliminação da malária nas Américas, também temos experiências bem-sucedidas, como os projetos premiados hoje, que ajudam a nos posicionar como uma das regiões que mais avançam na eliminação dessa doença em todo o mundo”, afirmou o diretor da OPAS, Jarbas Barbosa.

A República Dominicana foi reconhecida por seus esforços para interromper a transmissão da malária até 2022 em Los Tres Brazos, o principal foco urbano da doença nos últimos anos. Belize foi distinguido por seus esforços contínuos para eliminar a malária, obtendo a certificação da OMS como um país livre da malária em 2023. O Suriname foi premiado por ser o primeiro país amazônico a registrar zero casos de malária durante um ano.

O estado de Quintana Roo (México) também foi reconhecido por seus esforços para interromper a transmissão da malária e evitar o restabelecimento da doença em um contexto de alta mobilidade populacional. O município de Manaus (Brasil) foi distinguido por suas iniciativas de vigilância intensificada para interromper a transmissão do P. falciparum.

“Essas ações são práticas recomendadas que podem inspirar outros países, tomadores de decisão e partes interessadas a atingir a meta de eliminar a malária em toda a região. Convidamos todos a unir esforços contra essa doença potencialmente fatal, que afeta desproporcionalmente as populações vulneráveis que vivem em áreas com acesso limitado aos serviços de saúde”, acrescentou Jarbas Barbosa.

O Malaria Champions é um esforço de colaboração entre a OPAS, a Fundação das Nações Unidas, a Escola de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington, o Centro de Programas de Comunicação da Universidade Johns Hopkins, a Universidade Internacional da Flórida e a Sociedade Americana de Medicina Tropical e Saúde.

Desde 2009, mais de 40 projetos em toda a região foram reconhecidos com esse prêmio.

A malária é uma doença causada por parasitas do gênero Plasmodium, que são transmitidos aos seres humanos por meio da picada de mosquitos Anopheles infectados. Ela é predominante em regiões tropicais e seus sintomas podem variar de leves, como febre e dor de cabeça, a formas graves com risco de morte.

Para combater essa doença, a OPAS enfatizou a importância de os países e seus parceiros priorizarem ações para melhorar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento, abordando as barreiras que as comunidades afetadas podem enfrentar, como as populações rurais e móveis.

A malária está entre as mais de 30 doenças que devem ser eliminadas como parte da Iniciativa de Eliminação de Doenças Transmissíveis 2030 da OPAS.

Prevenção

Se você estiver ou conhecer alguém com os sintomas, procure o serviço de saúde, faça o diagnóstico e realize o tratamento completo para evitar gravidade ou óbito. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos e disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Caso você more ou se desloque para locais com risco de transmissão, use as medidas de prevenção individual: uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas, uso de repelentes à base de DEET ou icaridina.

Evite entrar em matas, lagos e rios logo ao amanhecer e ao entardecer, horários em que o mosquito da malária se alimenta.

 

Fonte – OPAS

Edição – Coopnews

Foto – Divulgação

 

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps