Comissão de Agricultura da Câmara debate na Terça (24) o Sistema Nacional de Defesa Agropecuária
O aprimoramento do Sistema Nacional de Defesa Agropecuária, com ênfase em sanidade animal, é o tema da audiência pública que a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza na próxima terça-feira (24).
O autor do requerimento para realização da audiência, deputado Evandro Roman (PSD-PR), lembrou que, a cada ano, a participação brasileira no comércio internacional vem crescendo, com destaque para a produção de carne bovina, suína e de frango. Disse ainda que cabe ao Ministério da Agricultura, por intermédio da Secretaria de Defesa Agropecuária, regulamentar e controlar mercadorias de origem animal a serem exportadas, atestando sua qualidade e segurança.
Serviços veterinários
“O ministério, com as secretarias de agricultura estaduais, promove ampla fiscalização, visando à conformidade entre a legislação de inspeção industrial e sanitária brasileira e as normas de sanidade exigidas pelo país importador. Para assegurar a saúde animal, é necessária a existência de serviços veterinários bem estruturados, capacitados e aptos para detecção e adoção precoce das medidas de controle e erradicação das doenças”, completou Roman.
Confirmaram presença os seguintes debatedores:
– Inácio Afonso Kroetz, presidente do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária;
– Rui Eduardo Saldanha Vargas, vice-presidente técnico da Associação Brasileira da Proteína Animal;
– Luciano Vacari, diretor-executivo da Associação dos Criadores de Mato Grosso;
– Cláudio Regis Depes, médico veterinário, representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Hora e local
A audiência será às 14 horas, no plenário 6.
Fonte – Agência Câmara