Entre os dias 23 e 25 de abril, foram realizadas oficinas de formação sobre os fundamentos, princípios e práticas de implantação do módulo criação de peixes do Sisteminha Embrapa.
A atividade foi ministrada pelo pesquisador Lindomar Silva, da Embrapa Amazônia Ocidental, a formação de 20h combinou atividades teóricas e práticas, abordou a integração entre a criação de peixes, a produção vegetal e o uso eficiente de recursos naturais, com foco na segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e geração de renda em áreas urbanas, periurbanas e rurais.
Durante os três dias, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento integrado do Sisteminha, entendendo como a criação de peixes pode ser utilizada de forma sustentável e produtiva em um sistema agroecológico.
Além dos conceitos básicos, o curso também discutiu a adaptabilidade do Sisteminha a diferentes realidades, com destaque para comunidades indígenas, quilombolas e periferias urbanas.
As oficinas aconteceram em três comunidades de Manaus: Paróquia de São Francisco, Karuara e Tururukari-uka, mas também envolveram lideranças e agricultores de outros projetos e organizações da região.
A formação contou com a presença do pesquisador da Embrapa Maranhão Luiz Carlos Guilherme, criador da tecnologia, e com a contribuição de indígenas e agricultores já atuantes no projeto, como Raylson Oliveira e Francisco Uruma, que são multiplicadores das práticas do Sisteminha no Amazonas.
Fonte – Ascom
Foto – Divulgação/Ascom




