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Concurso vai eleger o melhor restaurante a quilo do País

General view of a restaurant in Sao Paulo, Brazil, 06 July 2020. Sao Paulo, the most populous city in Brazil and the most plagued by the coronavirus pandemic, took a further step in its de-escalation plan on Monday and reopened its bars, restaurants and beauty salons. The Sao Paulo capital and its metropolitan area advanced to the third phase of easing social isolation measures, after remaining for fifteen days in the second phase of the de-escalation, which already allowed the reopening of street shops and shopping centers. EFE/ Sebastiao Moreira

O título de “melhor no que faz” pode significar muito para a divulgação de um negócio. Principalmente se for um troféu nacional, com o respaldo de instituições que são referência no setor. Essa é a oportunidade que os restaurantes terão ao participar da 4ª edição do O Quilo é Nosso, concurso que elege, anualmente, o melhor restaurante de comida a quilo no Brasil por meio do voto popular e da avaliação de um júri especializado. Em 2020, o evento tem uma função ainda mais significativa: valorizar o segmento na retomada das atividades e mostrar como os restaurantes estão preparados para atender de forma segura neste modelo de serviço, originalmente brasileiro. Para os estabelecimentos, é também uma excelente oportunidade de atrair novos clientes e divulgar o negócio. As inscrições vão até o dia 6 de outubro, clique aqui e procure a Abrasel mais próxima de você.

O modelo de comida a quilo é uma criação genuinamente brasileira, surgido em Belo Horizonte, na década de 1980 e é hoje a modalidade que impera entre os restaurantes, conforme pesquisa do Sebrae. E foi com objetivo de valorizar esse segmento, que faz parte da vida de milhões de brasileiros diariamente, que a Abrasel lançou o concurso O Quilo é Nosso, em parceria com a revista Prazeres da Mesa, e que conta desde a primeira edição, com patrocínio da Sodexo.

Além de poder ganhar a chancela de melhor do Brasil, os estabelecimentos participantes têm no concurso uma oportunidade de lançar pratos diferentes, criar promoções, divulgar o restaurante, escutar e se relacionar melhor com os clientes, incrementar as vendas e ganhar mídia espontânea nas redes sociais e imprensa de todo País.

Como funciona?

Para participar, as casas têm que criar uma receita especial, que deve ser oferecida ao público durante todo o período do concurso.

1ª ETAPA

A primeira fase do concurso, realizada entre os dias 20 a 30 de outubro deste ano, define os classificados de cada região para concorrer ao título estadual. Como validado em 2019, este ano o peso da decisão será dividido entre voto popular e júri técnico. A novidade é que nos critérios avaliados foi incluído um item de extrema importância devido ao atual contexto: “adequação às normas de prevenção à COVID-19”, além deste, continuam sendo avaliados pelo ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet e receita, sendo que este último critério tem peso dobrado na nota final. O público registra os votos pelo site do evento. Já o júri técnico fará sua avaliação durante visitas ocultas aos restaurantes. Somados os resultados, os três estabelecimentos que obtiverem as maiores pontuações seguem para a próxima etapa. Os votos populares representam um peso na votação de 40%.

2ª ETAPA

Neste segundo momento, será escolhido o vencedor estadual dentre as três casas classificadas. A decisão é 100% do júri técnico, baseada nos mesmos critérios da primeira fase.

3ª ETAPA

Hora de definir o grande campeão! Nesta edição, a outra novidade é que a grande final será realizada no Rio de Janeiro. Os vencedores de cada estado seguem para a “cidade maravilhosa”, onde vão preparar a receita para uma banca de jurados, escalada pela revista Prazeres da Mesa. Nessa avaliação, chefs e especialistas em gastronomia vão avaliar o prato apresentado. Tudo será transmitido ao vivo para todo Brasil pelas redes sociais.

Os vencedores do concurso ganham prêmios como divulgação nos canais de comunicação da Abrasel e da Prazeres da Mesa, certificados e placas de vencedor, ingressos para o Congresso da Abrasel.

Marcelo Soares, sócio-proprietário do Tia Zarica, restaurante campeão em Minas Gerais em 2018, reforça que os frutos do concurso são colhidos até hoje. “Conseguimos um aumento de 10% no movimento de clientes na casa durante O Quilo é Nosso. Então trabalhamos bastante na divulgação do prêmio para fidelizar esse público, expandir nossa marca e criar valor para os consumidores. Hoje, o nome Tia Zarica é ainda mais conhecido pela cidade, e isso se deve ao concurso da Abrasel”, diz.

 

 

Fonte – Abrasel

Foto – Divulgação

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