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Conheça as vantagens de investir nas franquias de academia

Praticar exercícios significa ter uma saúde melhor e sabemos que o que todos querem hoje em dia é ter saúde, bem-estar e uma boa qualidade de vida!

O mercado fitness movimenta hoje no Brasil 2,1 bilhões de dólares e é considerado o maior da América Latina e o terceiro maior das Américas.

O lado bom é que esse número deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Isso porque temos alguns pontos importantes a serem abordados:

Uma pesquisa da The Lancet mostrou que o sedentarismo até seriamento ligado a risco de diversas doenças, como um maior risco de problemas no coração, diabetes e alguns tipos de câncer;
O IBGE aponta que 40,3% dos adultos brasileiros são considerados sedentários no Brasil;
Uma pesquisa realizada pela Ipsos, em parceria com o Global Institute for Women´s Leadership, aponta que 57% dos brasileiros deverão cuidar mais da saúde quando a pandemia acabar;

Ou seja, a tendência natural é que as pessoas procurem mais por franquias de academia no pós pandemia.

As franquias de academia costumam, de uma forma geral, gerar boa lucratividade.

Por outro lado, o retorno do investimento não deve ocorrer a curto prazo.

De acordo com Paulo Ancona, diretor da Ancona Consultoria, mesmo tendo abandonado as academias num primeiro momento, muitos clientes estão agora regressando.

Além disso, o especialista explica que muitas academias inovam e investem em plataformas online que oferecem aulas para quem não pode ir até a academia.

“Algumas das grandes redes de academia mesmo não tendo hoje o mesmo número de alunos presenciais, tem, com as aulas virtuais, quase que o número de alunos de antes da pandemia.

Todo esse movimento alavancou outros segmentos como o das plataformas digitais para aulas online, novas formas de comunicação com alunos e parceiros, além de permitir algum enxugamento em estruturas muito pesadas, que estão sendo substituídas por formatos mais leves, dinâmicos, de menos investimento e menores despesas”, explica Ancona.

O especialista também aponta que muitas redes estão procurando formas de se reinventar para, assim, conquistar um novo público.

“Essa reinvenção trouxe também a necessidade de inovação das academias, com ações como a de formar parcerias com marcas numa espécie de clube de descontos.

Como cada vez mais se consome bem estar, saúde e beleza, todo esse movimento de reinvenção é uma oportunidade para investidores e essa tendência só deve crescer nos próximos anos, mesmo com o esperado fim da pandemia”, destaca o especialista.

Só por aí, deu para perceber que investir em franquias de academia pode ser bastante promissor, não é mesmo?

Além das próprias franquias de academia, o franchising tem outros tipos de negócios que também estão ligados ao mercado fitness.

Há franquias de suplementos, de comida saudável e vestuário, que se complementam com o negócio fitness.

Franquias de academia: investimento inicial

Uma franquia de academia é geralmente de alto investimento inicial, pois é necessário comprar diversos equipamentos que são caros.

“As academias têm caminhado para modelos mais associadas a outras atividades, como verdadeiros centros de saúde e bem estar, incluindo serviços de estética, nutrição, fisioterapia, e outros.

Com isso, hoje se pensa mais em academias “butique”, tipo estúdios de menor porte e que comportem esses outros serviços, que vão se incorporando.

Isso significa que com um investimento bem menor do que anteriormente se pode implantar um negócio desses, adequados para franqueados que tenham alguma vivência em atendimento a clientes, saúde, estética e atividades ligadas ao corpo e saúde.

Mas, ainda assim, esse segmento requer um bom capital a ser investido”, completa Ancona.

Esse tipo de negócio exige que o franqueado seja bem antenado nas tendências do mercado, uma vez que o público tende a ser atraído por novidades.

Bloggeiros fitness costumam ditar muitas dessas tendências.

Por isso, é válido buscar um negócio que tenha em mente serviços complementares, que tragam valor para a franquia.

Professores de excelência também trazem bons resultados e chamam a atenção para a academia.

Tendências

A importância da prática esportiva na busca de uma vida mais saudável tem levado milhares de brasileiros para as academias. A aparência física também é um fator motivador desse movimento.

Além disso, algumas tendências podem ser observadas (e aproveitadas) no mercado fitness.

Confira as principais tendências e bote em prática ao abrir a sua franquia de academia.

Academias com conveniência: uma das tendências é o surgimento de estabelecimentos fitness que oferecem serviços além do uso da aparelhagem e participação nas aulas.
Atualmente, algumas redes passaram a oferecer facilidades como loja de roupas de ginástica, lavanderia, lava-jato, petshop, refeitório, manicure e espaço “kids”, para deixar as crianças enquanto os responsáveis estão malhando.

Comida saudável: nos últimos anos, a venda de alimentos voltados para o público fitness se popularizou e deixou de ser restrito apenas a lojas especializadas.

Produtos com base em proteínas do leite como o Whey Protein, por exemplo, são comercializados nos mais diferentes estabelecimentos alimentícios, ou mesmo em academias.

A moda das “marmitas fit” também pode ser explorada.

Novas modalidades: gestores de academia sempre têm de se manter atualizados sobre o surgimento de novas modalidades esportivas. A última, que cresceu de forma vertiginosa no Brasil, é o crossfit.
Aulas de dança como zumba, artes marciais e pilates também possuem grandes demandas.

Vestuário: o brasileiro é naturalmente vaidoso.

Mas quando o assunto é ir para academia, ele vai além.
O mercado de roupas fitness sofreu um “boom” na última década com o interesse maior da população na prática de atividades físicas.
Hoje o Brasil possui mais de 7 mil lojas especializadas em peças esportivas e outras 14 mil que vendem algum item do tipo.
O faturamento anual para o segmento é de cerca de R$ 4,7 bilhões. Vale também para as vendas via e-commerce.

Recomendações

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que para você abrir uma franquia ligada ao mercado de academias ou fitness, não é necessário ser um atleta ou profissional da área.

Mais relevante que isso é a capacidade do franqueado em administrar equipes, negociar com fornecedores e gerir o negócio de forma sustentável, como explica a especialista em franchising e sócia-diretora da consultora GSPP, Mércia Vergili.

“O dono de academia não precisa ser formado em Educação Física, os conhecimentos administrativos e de gestão de pessoas são mais importantes para ele conduzir equipe de professores de Educação Física.
Dirigir uma academia é mais um trabalho administrativo e de relacionamento, isto sim ajuda na divulgação da academia.”
Para ela, ainda, esse tipo de negócio pode ser mais fácil para franqueados que encontra dificuldades em trabalhar, por exemplo, no comércio ou no segmento de alimentação, que demandam um pouco mais de preparo.

De qualquer forma, é de extrema importância que o investidor passe por todos os treinamentos oferecidos pela franquia.

Caso possa participar também dos cursos oferecidos pela ABF — veja como participar —, melhor ainda, pois tratam-se de metodologias bastante úteis utilizadas no mercado de franquias e que podem ser uma vantagem competitiva para o seu negócio.

 

 

Fonte – ABF

Foto – Divulgação

 

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