Está aberta uma consulta pública para receber contribuições e sugestões para a elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan). A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Caisan/AM) estabeleceu até o dia 28 de fevereiro o prazo para que sejam feitas sugestões à minuta do Pesan, que pode ser consultada no site da Secretaria do Estado de Assistência Social.
O Pesan é o principal instrumento orientador para a superação da insegurança alimentar e nutricional e um dos componentes de compromisso que o Governo do Amazonas assumiu ao aderir o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A minuta do plano foi construída pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Caisan/AM), com a colaboração do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas (Consea-AM), do qual a Embrapa Amazônia Ocidental faz parte.
Ao elaborar o plano, a Caisan objetiva garantir o cumprimento de metas e ações que assegurem a segurança alimentar e nutricional da população. Para participar da consulta pública, o usuário deverá baixar o questionário específico contido no site e preenchê-lo conforme as orientações compostas no próprio formulário. Depois de preenchido, o questionário deve ser enviado para a Secretaria Executiva da Caisan/AM no período da consulta pública através do e-mail: caisan@seas.am.gov.br.
O primeiro Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do estado do Amazonas está sendo elaborado para diagnosticar e retratar um panorama da realidade dos municípios amazonenses. Com isso, o objetivo é formular as políticas públicas para a consolidação do acesso à alimentação adequada e saudável em quantidade e qualidade para todos.
Fonte – Embrapa Amazonia Ociental