Cooperacre inova e leva à Biofach, o GEB, composto de borracha natural

Notícias

É o quarto ano seguido que a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) participa da Biofach, a maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável em nível mundial, que será realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A oportunidade só foi possível devido a uma chamada pública feita pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Localizada no estado do Acre, a cooperativa foi criada há 10 anos. Atualmente, a central é responsável pela maior produção de castanha-do-brasil beneficiada do país e colocou em funcionamento recentemente a terceira usina de processamento do produto que já alcançou, inclusive, mercados no exterior. A Cooperacre vem apostando em reflorestamento para que em um prazo estimado entre 10 e 12 anos, o plantio de castanheiras no estado esteja renovado para impulsionar ainda mais a economia.

A expectativa é grande, a oportunidade de fechar um grande negócio é real, afirma Melisse Santos, gerente de vendas da cooperativa, que irá à Alemanha representando a empresa. Este ano, especificamente, a Coopeacre, conseguiu vários contratos que foram captados nos anos anteriores por conta da feira. Melisse está confiante, diz que já conseguiram conversar e começar as negociações na feira de 2017. Para este ano já estão agendadas várias reuniões com diversos clientes.

De acordo com Melisse, a oportunidade é legítima. “O público europeu é muito exigente e a feira respeita um alto nível mundial. Foram três anos de experiências e adaptações, para neste quarto ano, possibilitar a consolidação de parcerias. Inclusive algumas empresas já marcaram visitas ao Brasil, no caso, à cooperativa, para conhecerem de perto a origem e os processos de plantação e colheita da castanha, o carro chefe da Cooperacre.”

A porta que a Sead abriu é muito boa, garante Melisse. Foi por intermédio das participações anteriores na Biofach que a cooperativa chegou a outros locais. Dois representantes comerciais da cooperativa seguem para vendas fora do país, um para Londres e o outro para Dubai.

E não para por aí. O grande lançamento da Cooperacre para esse ano é o GEB (Granulado Escuro Brasileiro), composto apenas de borracha natural proveniente do coágulo de látex de seringueiras, matéria-prima para a indústria de artefatos de borracha. Antigamente, a cooperativa vendia a borracha in natura, do jeito que era coletada na floresta. Agora foi montada uma planta (indústria) para o beneficiamento dessa borracha, agregando assim, valor à mais um produto extrativista, e também para dar condição de competitividade no mercado.

Biofach

A Biofach é considerada a maior e mais importante feira de orgânicos do mundo. O evento acontecerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha. A feira será uma vitrine da agricultura familiar do Brasil para o mundo. Os expositores poderão mostrar os produtos, as formas de gestão e as histórias das cooperativas. Este ano será a 15ª participação da Sead no evento que acontece anualmente e encontra-se na sua 29ª edição.

À frente da missão brasileira na ocasião, o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, destaca a importância da participação no evento para o setor. “Na Biofach podemos mostrar que a agricultura familiar do Brasil é prestigiada, é bem divulgada e difundida. Logo, nós temos total interesse em investir no setor para podermos ter produtos cada vez melhores, obtermos melhores condições de trabalho e bons produtos na mesa dos brasileiros, e quem sabe na mesa dos outros países do mundo.”

Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são Cootap, Coopfam, Weber Hauss, Coodapis, Reca, Frutiperola, Fazenda Bacuri, Coopercuc.

Fonte – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Acre

Deixe um comentário