Variedades

CRESS Amazonas e Livraria Nacional lançam 2a edição do livro “Expressões da Assistência Social no Médio Juruá”.

No próximo dia 22 de abril, às 10 horas, acontece na Livraria Nacional o lançamento da 2a edição do livro “Expressões da Assistência Social no Médio Juruá – Amazonas”, de autoria da Professora Doutora, Heloisa Helena Corrêa da Silva.

O lançamento ocorre com o apoio do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 15a Região-AM), que desde 2021 vem realizando parcerias, a fim de promover um resgate da história do Serviço Social no Amazonas, além de incentivar e valorizar a produção literária de assistentes sociais.

“Neste ano, retornamos com o projeto para o estabelecimento de novas parcerias e a promoção de momentos culturais envolvendo a categoria rofissional. O Conselho Regional está receptivo aos assistentes sociais que queiram firmar essas parcerias para o lançamento de livros, a fim de engrandecermos a profissão”, ressaltou Laurisana Camargo, presidente do CRESS-AM.

Estudos sobre Assistência Social

A 1a edição de “Expressões da Assistência Social no Médio Juruá” foi lançada em 2012 pela Editora Universidade Federal do Amazonas, permanecendo por cinco anos como referência obrigatória nos concursos de Serviço Social. Por abordar pautas que continuam, ainda nos dias atuais, no rol das mais importantes discussões, Heloisa desigualdades regionais e sociais; a relação do amazônida com o
ambiente e as fases de maior expressão da questão social no Vale do Juruá.

Segundo a autora, a obra é resultado de paixão, mas também de um exame minucioso da Assistência Social no Médio Juruá, feito através de um remonte histórico das relações produzidas desde as primeiras frentes extrativistas até as questões econômicas e sociais recentes do Vale, que estão articuladas aos arranjos da economia mundial.

“Faço um remonte histórico desde o período da coleta das drogas do sertão; passando pelos seringais; depois o período das madeireiras; o período da Petrobrás e, mais recentemente, alguns projetos sérios de desenvolvimento sustentável e outros que considero como “projetos fake”. O fato é que o Vale do
Juruá continua sendo um “locus” para estudos e pesquisas”, explicou a pesquisadora.

 

Fonte – Ascom

Foto – Divulgação

temas relacionados

clima e tempo

publicidade

baixe nosso app

outros apps