Visite museus municipais sem sair de casa

Cultura

Na segunda quinzena de março, diversos equipamentos culturais foram fechados e eventos artístico-culturais cancelados pela necessidade de se promover o isolamento social para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus (Covid-19). As ações vêm sendo tomadas não apenas pelos governos federal e estaduais, como também pelos municipais.

Nesse contexto, a mídia brasileira tem divulgado casos de museus estrangeiros que possibilitam a visitação virtual como uma das formas de acessar o acervo desses equipamentos culturais. Contudo, não é apenas fora do Brasil que há essa oportunidade. Aqui também existem diversos museus municipais que promovem tour on-line, que podem contribuir, por exemplo, nos estudos dos alunos que estão sem aula presencial durante a quarentena ou, ainda, como atividade de promoção de saúde mental da população que está em isolamento social em casa.

Conheça exemplos de museus municipais que disponibilizam o conhecimento via digital e que abordam temáticas variadas, desde a história local até ciências em escala global:

– Município de Araxá (MG):
Memorial de Araxá
Museu Calmon Barreto
Museu da Imagem e do Som de Araxá

– Município de Belo Horizonte (MG):
Museu Histórico Abílio Barreto

– Município do Rio de Janeiro (RJ):
Museu do Amanhã

– Município de Petrolina (PE):
Museu do Sertão

– Município de Recife (PE):
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães
Paço do Frevo

– Município de Rio do Sul (SC):
Museu Histório e Cultural de Rio do Sul

O seu Município fechou equipamentos culturais ou cancelou eventos artístico-culturais por conta do coronavírus? Compartilhe com a área técnica de Cultura da CNM as medidas que a gestão pública de cultura do seu Município está adotando para superar os atuais desafios enfrentados pelo setor.

 

 

Fonte – CNM

Foto – Divulgação

Deixe uma resposta