Alunos da Ufam lançam revista que aborda as manifestações culturais na Amazônia

Cultura

O Programa de Educação Tutorial – Comunicação (PETCom), da Universidade Federal do Amazonas, lançou hoje, 28 de dezembro, a 2ª edição da revista A Catraia, trazendo este ano como temática as manifestações culturais na Amazônia. A revista, com periodicidade anual, visa destacar a cultura dos povos dessa Região por meio de vários aspectos, como a dança, o artesanato e a música. A proposta do periódico é o de atender o compromisso que a Ufam tem em produzir conhecimento sobre a Amazônia, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.

A concepção da revista A Catraia foi estabelecida diante do posicionamento crítico-ideológico sobre a dinâmica encontrada na região Amazônica, a partir de seus rios, de suas florestas, de seus habitantes, de suas manifestações sócio-política-cultural. O nome do periódico foi escolhido para resgatar um pouco da história dos amazônidas, que fazem da embarcação catraia não somente um meio de transporte, mas um lugar onde pessoas se encontram, conversam, ganham a vida e trocam experiências. Com o slogan Pensar Amazônia, a revista A Catraia tem o compromisso de tornar-se fonte e de ser uma voz ativa em defesa da Amazônia.

Nessa segunda edição, as manifestações culturais serão reverenciadas a partir do olhar dos habitantes dessa imensa Amazônia, em que lendas e histórias se misturam com danças, músicas e fé.

Para um dos editores da revista, Luan Tavares, aluno de Relações Públicas da Ufam, trabalhar no projeto do periódico foi desafiador: “Tive que lidar com diversas demandas ao mesmo tempo, desde o projeto inicial à última reunião com a editora gráfica. E o principal desafio de todos, foi continuar com o periódico ainda com todas as complicações da pandemia.”

Já a tutora do PETCom, professora Célia Carvalho, destaca que “a revista A Catraia é um projeto importante para todos os envolvidos, isso porque traz consigo o desafio de pensar a Amazônia em toda a sua dimensão, revelando os diversos aspectos que a compõem, em que o real, o místico e o imaginário se entrelaçam e se coadunam, explicitando toda a riqueza e a beleza de uma Região que enfrenta imensos desafios para a preservação de sua fauna e flora, dos povos que nela habitam e, em especial, de sua memória sociocultural. O grupo PETCom presenteia a sociedade com essa segunda edição da revista, direcionada a discutir as diversas formas de manifestações culturais que fazem dessa Região um lugar singular e único para se viver, conhecer e preservar.”

Para essa edição da revista foram criadas 13 editoriais, que são: O Manifestar é Nosso; Dois pra Lá, Dois pra Cá; Ilha Vermelha e Azul; Amazônia em Prece; Conversa de Cumbuca; Cocares; Saia Rodada; O Amo do Norte; Papo de Cabôco; Toró; Eldorado; Cacique e Pororoca Sonora. A revista traz entrevistas com especialistas, participantes de projetos que evidenciam as manifestações culturais, artistas da cena local e muito mais.

Para conferir a versão digital da 2º edição da A Catraia, basta acessar o link.

Sobre o PET Comunicação:

O PETCom congrega alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Ufam, com o propósito de complementar a formação acadêmica por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sob orientação da professora Célia Carvalho, os projetos atuais são: Agência Experimental de Notícias – O Regatão, Blog do PETCOM, Ateliê Amazônico, Memorial PETCOM e Estante PETCOM.

 

Fonte – Ufam

Foto – Comunicação

Deixe uma resposta